16 de Abril, 2021
sp

Foto: Prefeitura de São Paulo

Semáforos de SP visibilizam Consciência Negra

Como todo lugar é lugar de militar e todo tempo é tempo de resistência, até uma simples parada no semáforo vai fazer moradores e visitantes de São Paulo lembrarem da luta antirracista e de Zumbi dos Palmares.

A Prefeitura da maior cidade brasileira trocou as figuras dos pedestres nos sinais por punhos cerrados e erguidos, um dos principais símbolos de resistência do movimento negro.

Um dos equipamentos fica na Praça da República, um dos mais tradicionais espaços de encontro para protestos antirracistas do município. Outros estão na avenida Paulista, principal corredor financeiro do país, e no bairro Liberdade, um dos redutos negros paulistanos.

A mudança é temporária e alusiva ao 20 de novembro, quando nacionalmente comemora-se o Dia da Consciência Negra e de Zumbi, em alusão à luta contra a escravização e em favor da libertação dos povos negros no Brasil de séculos atrás.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, os semáforos escolhidos para exibir o ícone de resistência ficam em locais estratégicos e simbólicos para a memória negra brasileira.

2
Foto: Prefeitura de São Paulo

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *