O primeiro festival de cinema de Pernambuco para artistas negros está com inscrições abertas até dia 31 de janeiro. A Semana do Audiovisual Negro aceita curtas-metragens de diretores negros e indígenas. A mostra acontece de forma gratuita e ainda conta com exposições de videoartes, oficinas e debates.
Os filmes devem ter duração máxima de 30 minutos e terem sido realizados a partir de janeiro de 2019. Podem participar da competição curtas dos gêneros ficção, documentais, experimentais e animações, incluindo produções universitárias ou de contextos formativos. O tema deve refletir sobre ancestralidade e territorialidade das imagens.
As produções selecionadas serão divulgadas até o dia 28 de fevereiro através das redes sociais do evento e por e-mail aos inscritos. As obras estarão disponíveis em uma plataforma on-line durante toda a programação, que acontecerá de 8 a 14 de março.
Três curtas-metragens serão premiados com R$ 1 mil reais cada. O júri será composto por três convidados mais um membro da equipe da semana do audiovisual negro.
A Semana do Audiovisual Negro é realizada pelo Cineclube Alma no Olho em parceria com a Tarrafa Produtora e o incentivo do Edital da Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. O evento conta com apoio do Coletivo de Negritude de Pernambuco, Cineclube Bamako, Cineclube Fazendo Milagres, Coletivo Ficcionalizar e Cinema UFPE.
DEBATES E OFICINAS
Além da mostra competitiva de curtas-metragens, o evento vai promover debates e oficinas on-line. Serão três turmas dividas nas seguintes temáticas: ‘Videoarte Ação’, com Lia Letícia; ‘Cinema de Animação Negra’, com Kalor Pacheco; e ‘Cinema Lésbico’, com Mariana Souza.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas entre os dias 1 e 10 de fevereiro. Os selecionados serão divulgados no dia 20 de fevereiro.
A inscrição para a mostra competitiva pode ser feita por links no Instagram e Facebook do evento.


Jornalista formado pela Faculdade Cearense (FAC). Foi produtor na TV O POVO e na TV Jangadeiro (SBT), ambas emissoras em Fortaleza. Também já atuou em campanha política. É hoje estudante de Letras/Espanhol na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem 30 anos e atua como assessor de imprensa.