Com o tema “Cinema negro: processos educativos e práticas cineclubistas”, o Seminário segue com inscrições abertas até o dia 26 de janeiro
O III Seminário Negritude Infinita, realizado pela plataforma A CASAMATA e com curadoria da professora Izabel de Fátima Cruz Melo, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), acontece virtualmente de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. O evento consiste em cinco mesas temáticas que contam com os saberes, experiências e trocas entre pessoas de vários estados do Brasil, dentre profissionais do campo da curadoria, crítica, pesquisa, educação, formação, distribuição e difusão audiovisual. Todas as mesas possuem censura livre e traduções simultâneas para LIBRAS. Às pessoas que participarem de pelo menos 75% das mesas é garantida a certificação. Para se inscrever basta acessar o site: www.negritudeinfinita.com.
O Seminário Negritude Infinita se constitui como um espaço de reflexão sobre a difusão da produção audiovisual brasileira a partir de um contexto racializado, compreendendo propostas educativas e pedagógicas de transformação epistêmica através do cinema e de práticas cineclubistas. Entendendo o cinema como um território importante nas lutas sociais da população negra no Brasil, utilizado como um instrumento de transformação e de mudanças de paradigmas na sociedade como um todo. O evento apresenta vozes múltiplas, de territórios e contextos diversos, para ampliar percepções sobre as questões raciais de forma interseccionada com gênero, sexualidade, classe e território, e tendo a educação e o cinema como centrais dessas relações.
O Seminário é um dos eixos de ação da Negritude Infinita, uma plataforma de pesquisa e difusão formado por cineastas e pesquisadores negros residentes no Ceará, que realizou entre 2017 e 2021 três edições da Mostra Negritude Infinita, com exibições de filmes realizados por cineastas negros (as), oficinas e debates.
O III Seminário Negritude Infinita é fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza.
Programação
31/01, 19h às 20h30: Mesa 1 – Práticas cineclubistas e estratégias de difusão da produção contemporânea, com Gabriel Araújo (Cineclube Mocambo – MG), Janderson Felipe (Cineclube Mirante – AL) e mediação de Déo Cardoso (CE)
01/02, 19h às 20h30: Mesa 2 – Rede de cineclubes, mostras e festivais de cinema negro no Brasil, com Rafael Ferreira (Festival Zélia Amador de Deus – PA), Daiane Rosário (Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba – BA), Manu Zilveti (Mostra de Cinema Negro de Pelotas – RS) e mediação de Profª Ms. Luciana Oliveira (Mostra Egbé – UFS – Sergipe)
02/02, 19h às 20h30: Mesa 3 – O cinema na educação e a educação no cinema, com Profª Ms. Daiane Silva (DIMAS – BA), Profª Dra. Daniela Siqueira (UFMS – MS) e mediação de Profª Ms. Bárbara Cazé (UERJ)
03/02, 19h às 20h30: Mesa 4 – Histórias e memórias do cineclubismo no Brasil, com Prof. Dr. João Félix (UFT – TO), Clementino Jr (CAN – RJ) e mediação de Profª Dra. Izabel de Fátima Cruz Melo (UNEB – BA)
04/02, 19h às 20h30: Mesa 5 – Políticas públicas, educação e cinema: práticas interdisciplinares, com Ângelo Fábio ( Mostra Periférica – PE), Inajara Diz (Cinemateca da Bahia – BA) e mediação de Profª Dra. Renata Melo (UNB – DF)
SERVIÇO:
III Seminário Negritude Infinita
Evento: 31 de janeiro a 4 de fevereiro (Virtual)
www.negritudeinfinita.com
Instagram: @negritudeinfinita
Facebook: Negritude Infinita
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.