A personagem Tayó, do livro infantil “O mundo no black power de Tayó”, da escritora e pesquisadora Kiusam de Oliveira, é agora personagem de uma série de tirinhas. O objetivo da iniciativa é reafirmar o potencial das histórias na construção de referências positivas para as crianças.
As ilustrações são de Amora Moreira. “Tayó é potência e, como ela, desejo ver outras crianças negras brasileiras da mesma forma. A opção pelo gênero textual tirinha é pela eficácia em termos de comunicação direta e ágil para adultos e crianças. Como sou professora, questões focadas no letramento e em alfabetização me preocupam. As tirinhas vêm também para servir como mais um recurso didático à disposição dos educadores, pois além de formar são capazes de informar e divertir”, explica Kiusam.
As primeiras novas histórias de Tayó vão dar uma ideia exata das possibilidades de caminhos que a menina poderá seguir. Será lançada uma tirinha por mês a partir de março, sempre com data marcada. Pedagoga habilitada em Deficiência Intelectual, Kaisam acredita que as novas tirinhas vão além de temáticas das relações étnico-raciais.
“Pensar e atuar na inclusão não somente de negras e negros na sociedade, mas também vivenciar formas dignas de convívio onde as diferenças sejam celebradas, são para mim caminhos trilhados na vida”, destaca.
Outros livros da pesquisadora são “Omo-oba: histórias de princesas” e “O mar que banha a ilha de Goré.”
No total, seis tirinhas já estão disponíveis.
Confira: https://mskiusam.com/tirinhas-de-tayo/

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.