No dia 21 de fevereiro será lançado, pela Edições Sesc em formato digital, o livro Racismo Algorítmico: Inteligência Artificial e Redes Digitais. A obra, que é parte da pesquisa de doutorado de Tarcízio Silva, tem como objetivo colaborar com a reflexão crítica a respeito dos danos algorítmicos recorrentes na sociedade.
Com leitura acessível para não especialistas, o livro dialoga com intelectuais do passado e do presente e mostra como as manifestações de racismo algorítmico são ecos do racismo estrutural que ocorre desde antes do contexto digital. Para Tarcízio Silva, o escrito foi desenvolvido a partir de uma curadoria de conhecimento de vários campos do saber e sua expectativa é que o livro se torne uma introdução robusta para diversos públicos.
Disponível para pré-venda recentemente, a obra é a sexta publicação da Coleção Democracia Digital organizada pelo Professor Sérgio Amadeu da Silveira. O acesso à coletânea – que discute como as mudanças tecnológicas afetam as democracias – pode ser realizado nas principais plataformas digitais ou apps de leitura para celulares.
Sobre Tarcízio Silva
Tarcízio Silva atualmente é Tech + Society Fellow pela Fundação Mozilla, curador na Desvelar e doutorando no Programa de Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde estuda racismo algorítmico e imaginários sociotécnicos de resistência.
O livro Racismo Algorítmico: Inteligência Artificial e Redes Digitais é sua primeira publicação totalmente autoral, mas Tarcízio Silva foi organizador ou coorganizador de oito coletâneas dentre as quais Monitoramento e pesquisa em Mídias Sociais: metodologias, aplicações e inovações (2016) e Comunidades, Algoritmos e Ativismos: olhares afrodiaspóricos (2020), que conta com o prefacio do rapper Emicida, artigos de pesquisadores brasileiros e traduções de referências internacionais.
Além disso, Tarcízio também é autor da Linha do Tempo do Racismo Algorítmico: uma timeline interativa com casos, dados e reações sobre algoritmos e inteligência artificial.


O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.