Iniciativa revolucionária de valorização da cultura afro-brasileira e formação de atores e atrizes, o Teatro Experimental do Negro (TEN) terá sua história contada no quarto episódio da série inédita Companhias do Teatro Brasileiro. A produção vai ao ar no dia 15 de agosto, às 23h30min, no canal Curta!.
O TEN foi criado pelo ator, poeta, jornalista, economista e militante da causa negra Abdias Nascimento ao lado de Aguinaldo Camargo, Theodorico dos Santos e José Hernel. No especial, artistas como Ruth de Souza, Léa Garcia e Haroldo Costa relembram, em entrevistas inéditas, os objetivos e a trajetória do projeto.
Fotos e entrevistas históricas ilustram o episódio, que conta ainda com Elisa Larkin Nascimento, escritora e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro), e o pesquisador Daniel Marano, que explica que Abdias do Nascimento, desde o começo, quis que o TEN fosse mais do que apenas um grupo teatral e desenvolvesse atividades paralelas ao palco. Assim, vieram cursos de alfabetização, congressos, debates sobre a questão do negro, concurso de artes plásticas, de beleza e a publicação de um jornal, “Quilombo.”

Em um primeiro momento, o elenco do TEN seria composto por pessoas humildes, entre empregadas domésticas e funcionários públicos de baixo nível. Por isso, segundo Elisa Larkin Nascimento, escritora e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros, a primeira medida tomada foi a de ofertar aulas de alfabetização porque “sobretudo naquela época, mais do que hoje, não se fazia teatro sem texto. O texto era a estrutura do teatro; então, tinha que saber ler”, ressalta ela.
Léa Garcia ressalta que o TEN valorizava profundamente a profissão teatral e exigia dos atores um comportamento exemplar. “Ele enfatizava a importância de respeitar horários, ser pontual e dominar o texto, demonstrando ser um líder exigente em busca da excelência artística. A visão e os ensinamentos de Abdias Nascimento foram fundamentais para a formação e crescimento dos artistas”, relembra.
PARA MAIS SOBRE CULTURA, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.