“A cara Negra e Indígena do IFCE” terá sua terceira edição no campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As inscrições estão abertas e vão até o dia 15 para artistas fotógrafos, tanto amadores quanto profissionais. A seleção é feita pelo Núcleo de Estudos AfroBrasileiros e Indígenas (Neabi).
O tema da exposição levanta questões pertinentes à identificação racial de alunos e servidores do instituto: “Qual a cara negra e indígena que as instituições de ensino possibilitam que sejam visibilizadas? Quem está constantemente nas imagens difundidas pelas instituições? Quem são os alunos, servidores, professores e funcionários negros e indígenas do IFCE?”.
A inscrição pode ser feita por pessoas vinculadas ao IFCE, alunos, professores, servidores e pessoas da comunidade em geral que se interessem em registrar negros e indígenas do instituto. São disponibilizadas dez vagas. Após a seleção, será feita uma formação com os aprovados. As produções fotográficas passarão por uma curadoria junto ao Neabi.
A exposição será virtual e, posteriormente, presencial, obedecendo às recomendações de higiene e distanciamento social da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao novo coronavírus (Covid-19). A inscrição pode ser feita clicando aqui.
Para mais informações, entre em contato pelo Instagram da exposição @a.caranegraeindigena.
CALENDÁRIO
Período de inscrição: 9 a 15 de dezembro (meio-dia)
Resultado das inscrições: 16 de dezembro
Formações: 17 e 18 de dezembro
Produção das fotografias: 19 a 21 de dezembro
Abertura da Exposição: 23 de dezembro, no Instagram @a.caranegraeindigena
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.