Lançado internacionalmente em plataforma digital (https://www.andersoncarvalho.info/whatson-news), o vídeo-arte “No Fundo do Mar” traz a força e a dança da artista Daniele Teotônio, que usa sua performatividade e seus movimentos como forma de guardar memórias e celebrar a ancestralidade.

O trabalho foi desenvolvido coletivamente e procura fazer refletir sobre corporalidade, oralidade e a força ancestral de mulheres negras, trazendo Daniele, sua conexão com o pai e suas memórias como figuras centrais. “Eu sempre acreditei muito no meu potencial artístico, que meu pai afirmava. Meu pai era meu maior estusiasta! Então, eu acreditei nisso fortemente e acredito até hoje, que isso me pulsa”, afirma a artista.

A obra é resultado de mais um projeto e experimentação audiovisual do ‘Projeto Número 8’, desenvolvido pelo diretor e coreógrafo cearense Anderson Carvalho e que consiste em uma série de vídeos curtos de arte e de dança que reinventam o encontro e a troca artística frente às restrições de aproximação e medidas de isolamento devido à pandemia da COVID-19.


O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.