25 de maio dia da áfrica 5 curiosidades

cultura

Em comemoração ao Dia da África, o 25 de maio celebra anualmente a independência, liberdade e luta de libertação do continente africano do poderio imperialista e colonial. 

A luta culmina na primeira união de países africanos em solo africano; a fundação do órgão de integração regional; a Organização da Unidade Africana (OUA) em 25 de maio de 1963, que 38 anos depois, evoluiu para a União Africana (UA). 

1. A independência de Gana serviu de inspiração para outros países africanos que lutavam contra o domínio colonial. Um ano após sua independência, Gana convocou a primeira Conferência dos Estados Africanos Independentes em 15 de abril de 1958. 

2 - A primeira Conferência dos Estados Africanos Independentes, realizada em 15 de abril de 1958, em Gana, encorajou e carimbou ainda mais uma identidade africana comum de unidade e luta contra o colonialismo.

3 - A África do Sul só passou a fazer parte da Organização da União Africana em 1994, após o fim da regra do Apartheid, onde mais 21 estados membros haviam aderido à OUA desde sua fundação em 1963.  

4 - Durante seu mandato, Dlamini-Zuma fez dos direitos da mulher o tema de duas cúpulas consecutivas da UA, onde o órgão continental iniciou uma grande campanha para acabar com o casamento infantil, o que tem tido resultados notáveis. 

5 - O Dia da África continua a ser celebrado tanto na África como em todo o mundo, principalmente no dia 25 de maio desde a sessão da primeira conferência em 1963.  

então compartilha

gostou?