CONHEÇA ACHILLE MBEMBE: O INTELECTUAL CAMARONÊS DOS MAIS CITADOS NOS ESTUDOS RACIAIS NAS AMÉRICAS
Joseph-Achille Mbembe, conhecido como Achille Mbembe, é um filósofo, teórico político, historiador, intelectual e professor universitário camaronês.
Mbembe nasceu perto de Otélé, nos Camarões Franceses, em 1957. Obteve Ph.D. em história na Universidade de Sorbonne em Paris, na França, em 1989.
Tem escrito extensivamente sobre política e história africana. No Brasil, seu ensaio intitulado "Necropolítica" está ganhando cada vez mais espaço nas discussões acadêmicas.
Seus principais tema de investigação são história da África, pós-colonialismo, ciências sociais e política.
SEUS PRINCIPAIS TEMAS
Já teve cargos na Universidade Columbia em Nova Iorque, Instituto Brookings in Washington D.C., Universidade da Pensilvânia, Universidade da Califórnia em Berkeley, Universidade Yale, Universidade Duke e o Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais na África em Dakar, Senegal.
Atualmente é professor-investigador de História e Política no Instituto de Pesquisa W. E. B. Dubois da Universidade Harvard.
HARVARD
Para Mbembe, o conceito de biopoder, elaborado por Michel Foucault, não é mais suficiente para explicar as formas contemporâneas de subjugação como um agrupamento de poder disciplinar e biopolítica.
1. Políticas da Inimizade2. Crítica da Razão Negra3. Necropolítica