Cinco livros para o Dia da Consciência Negra

cultura

O Dia da Consciência Negra está presente no calendário brasileiro há quase vinte anos. Inicialmente, era data de comemoração escolar, mas desde 2011 é celebrado como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Confira cinco dicas de livros e autores.

1 - Zumbi - Joel Rufino dos Santos Em Zumbi, o historiador Joel Rufin dos Santos narra de forma comovente e analítica a biografia do líder negro, a criação, a resistência e a destruição do Quilombo dos Palmares.

2 - O presente de Ossanha - Joel Rufino dos Santos Com linguagem acessível e bastante atenta, o professor e historiador, leva às crianças uma bela história e um pouco do cultural popular brasileiro.

3 - A questão do negro na sala de aula - Joel Rufino dos Santos A partir da premissa de que o Brasil não é uma democracia racial, o objetivo deste livro é expor aspectos e alternativas recalcados da civilização brasileira. 

4 - Origens africanas do Brasil contemporâneo - Histórias, línguas, culturas e civilizações - Kabengele Munanga Um resgate de história e a beleza da África antes da exploração e dominação brutal a que os africanos foram submetidos para justificar e legitimar a sua colonização.

5 - O negro no Brasil de hoje - Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes   Os autores tentam contar um pouco da história esquecida dos povos africanos que ajudaram a construir o Brasil em que vivemos, um país que pertence a todos os brasileiros sem nenhuma distinção.

então compartilha

gostou?