AFROSSABERES
CONHEÇA CINCO ESCRITORES AFROFUTURISTAS
O afrofuturismo se faz presente na literatura quando enxergamos não só rostos negros nas narrativas, mas também com o resgaste dos valores e a forma de ver o mundo na nossa ancestralidade para, então, construirmos possibilidades para o futuro.
Ainda que o termo tenha sido criado por um escritor e crítico literário branco, o afrofuturismo tornou-se algo maior. Por isso, separamos uma lista com cinco autores que você precisa conhecer.
As obras de Octavia E.Butler descrevem mais a vivência afro-americana do que os valores e a cosmovisão africana em si.
Considerada a maior voz do afrofuturismo brasileiro, a escritora carioca Lu Ain-Zaila é responsável pela primeira série futurista nacional: “Brasil 2408”, composta pelos livros “(In)Verdades” e “(R) Evolução”.
Precursor do afrofuturismo na ficção científica, Samuel R. Delany traz discussões sobre negritude, sexualidade, classes sociais, memórias e linguagem.
Fabio Kabral é a maior referência de afrofuturismo no Brasil ao lado de Lu Ain-Zaila. Ele é responsável pelo universo de Ketu 3, uma metrópole governada por sacerdotisas empresárias e tecnologias fantásticas movidas por fantasmas.
N. K Jemisin é a primeira pessoa negra a ganhar o Hugo Awards na principal categoria (Melhor Romance) e a única no planeta a ganhar o prêmio por três anos seguidos (2016 a 2018).
Gostou? Pois lá no nosso site nós listamos mais escritores afrofuturistas para você conhecer!