PERSONALIDADE

CONHEÇA KABENGELE MUNANGA 

Ele é especialista em antropologia da população afro-brasileira e uma das maiores referências em estudos sobre relações raciais, identidade e racismo na sociedade brasileira.

Munanga é graduado pela Université Oficielle du Congo (1969) e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1977).

TEM 5 LIVROS PUBLICADOS 1988- Negritude: Usos e Sentidos 1998-Racismo: Perspectivas Para Um Estudo Contextualizado Da Sociedade Brasileira

1999- Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra 2006- O Negro no Brasil de Hoje 2009 - Origens Africanas do Brasil Contemporâneo

Kabengele Munanga nasceu na aldeia de Bakwa Kalonji, no Congo Belga, membro dos lubas. Deixou a aldeia aos dez anos para estudar em escolas coloniais católicas.

Em 1964 ingressou no curso de Ciências Sociais da Universidade Oficial do Congo, em Lubumbashi, inscrevendo-se dois anos depois no recém-criado curso de Antropologia. Ao terminar a graduação em 1969, foi convidado para fazer mestrado na Universidade de Lovaina, na Bélgica.

Chegou ao Brasil por convite do professor Fernando Mourão, da Universidade de São Paulo, onde terminou seu doutorado e retornou ao Congo.

Em 1980 estabeleceu-se no Brasil, para assumir a cadeira de Antropologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No ano seguinte, muda-se para São Paulo.

Gostou de conhecer a história de Kabengele Munanga? Então compartilha essa descoberta

Obrigada(o) por chegar até aqui!