Uma das formas de combater o racismo estrutural é trazer histórias, livros, filmes e músicas produzidas e protagonizadas por pessoas negras para o cotidiano das crianças. Por isso, separamos uma lista com alguns conteúdos para reforçar a representatividade e identidade do povo negro todos os dias do ano.
O Mar que Banha a Ilha de Goré é uma oportunidade de navegar pela história afro-brasileira, ressignificando a cultura viva e o presente do povo negro.
O roteirista Rafael Calça e o ilustrador Jefferson Costa traçam Jeremias - Pele através de ângulos estrategicamente pensados e uma narrativa que se baseia em situações cotidianas de racismo estrutural na vida de um jovem brasileiro.
Premiado no Oscar 2020 como Melhor Curta de Animação, Hair Love trouxe, para além de representatividade, uma quebra de estereótipos.
O curta conta a história de uma família negra por meio do dilema de Zuri, uma menina que tenta a todo custo domar seus cabelos e suas emoções, e acaba descobrindo que o segredo de tudo está no afeto.
Fã de histórias fantásticas, o baiano Adriel Oliveira criou um perfil no Instagram para compartilhar seu amor pelos livros. Com apenas 12 anos, o criador da página “Livros do Drii”, se dedica a postar resenhas e dicas de leitura.