ancestralidade
Conheça o legado de cinco personagens históricas que tiveram papel decisivo na política, na cultura e na ciência do Brasil.
Arte: Tim Okamura
Mãe de santo e quituteira, ela organizou lendárias festas no Rio no começo do século 20. E fomentou o ritmo musical e as religiões de matriz africana no país.
Autora escreveu, do ponto de vista de quem era marginalizado, sobre os problemas da urbanização de um país que se industrializava rapidamente. Ao mesmo tempo, abriu caminho para outras escritoras negras no país.
Ela foi pioneira ao conquistar espaço em um universo masculino e branco, tendo se graduado em 1945 no Paraná. Construiu carreira no setor público e foi reconhecida em vida.
Trajetória da ativista foi marcada por desafiar preconceitos que vinham da época da escravidão. Combatendo desigualdades de raça, gênero e classe, abriu caminho para o reconhecimento de direitos de uma categoria inteira de trabalhadoras.
Como professora, jornalista e política, ela desbravou caminhos até então proibidos para figuras como ela. Seu trabalho pioneiro em Santa Catarina inspirou gerações posteriores em todo o país.
A matéria original é de criação do Nexo Jornal.
Arte: Tim Okamura
a Personalidade Literária do Prêmio Jabuti 2022
Mulheres negras inspiradoras