Narrativas Negras

ancestralidade

iniciativa criada por um coletivo homônimo que reúne 70 brasileiras que influenciaram a cultura no Brasil.

Você sabia que a primeira atriz brasileira a receber indicação em um festival internacional de cinema foi Ruth de Souza, ativista e pioneira no movimento artístico negro? 

Ou que, um século antes desse feito, a maranhense Maria Firmina dos Reis, filha de uma escrava alforriada, se tornava a primeira mulher romancista do país?  

Pouco conhecidas, as histórias dessas mulheres têm ganhado visibilidade por meio de iniciativas que têm resgatado cada vez mais informações sobre personalidades importantes e símbolos de resistência.

Conheça 6 dessas mulheres

Dandara dos Palmares

1.

continue vendo

Arrow

Tereza de Benguela

2.

Maria Firmina dos Reis

3.

Antonieta de Barros

4.

Laudelina de Campos

5.

Ruth de Souza

6.

Ao longo de décadas, a matriarca participou de decisões políticas e militares em prol da luta pela abolição da escravatura e assumiu o compromisso de lutar pela liberdade dos quilombos.

 Dandara dos Palmares (século 17)

Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Quariterê. Por duas décadas, ela esteve à frente das decisões do grupo, que era formado por negros e indígenas que resistiam à escravidão.  

Tereza  de Benguela (século 18)

Nascida em São Luís do Maranhão, a professora Maria Firmina dos Reis é conhecida como a primeira romancista do Brasil.  

Maria Firmina  dos Reis  (1822 - 1917)

Nascida em Santa Catarina, a educadora Antonieta de Barros foi uma importante política na luta contra o racismo e o machismo na região Sul. 

Antonieta de Barros  (1901 - 1952)

Melo se envolveu no movimento sindical e na luta contra o racismo ainda jovem. Aos 16 anos, já havia sido nomeada presidente do Clube 13 de Maio, um projeto voltado para recreação de jovens negros .

Laudelina de Campos Melo  (1904 - 1991)

Souza começou a se interessar pela atuação após se mudar para o Rio de Janeiro. Em 1945, passou a atuar no Theatro Experimental do Negro, projeto liderado por Abdias do Nascimento.  

Ruth de Souza  (1921 - 2019)

então compartilha

gostou de conhecer   essas mulheres?

Share