AFROSSABERES
O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA: LIÇÕES SOBRE NARRATIVA E PERTENCIMENTO COM CHIMAMANDA
Chimamanda é uma autora nigeriana atualíssima e premiada internacionalmente. Seu legado na literatura já impactou mulheres do mundo inteiro, e aqui queremos falar sobre um discurso seu em particular...
A sua fala "O perigo de uma história única", durante o TED Talks de 2009 lhe rendeu 18 milhões de acessos. O discurso teve tanto eco que se transformou em obra adaptada. Aqui tiramos algumas lições...
A HISTÓRIA NÃO É LINEAR NEM FEITA DE APENAS UMA VERSÃO: EXPANDA SUA LEITURA E VISÃO DE MUNDO
01
“A história única cria estereótipos, e o problema com os estereótipos não que é sejam mentira, mas que são incompletos. Eles fazem com que uma história se torne a única história.” (P. 26)
A COLONIZAÇÃO NÃO MORREU COM O AVANÇO DA SOCIEDADE. A CADA VEZ QUE NOSSA HISTÓRIA É CONTADA E DETERMINADA PELO OLHAR DO COLONIZADOR, NOSSA EXISTÊNCIA É UM POUCO APAGADA.
02
É PRECISO ESCREVER A PRÓPRIA HISTÓRIA PARA REIVINDICAR UM LUGAR DIFERENTE NO MUNDO.
ASSIM COMO EXISTE DIVERSIDADE ENTRE OS GRUPOS ÉTNICOS DOMINANTES, EXISTE DIVERSIDADE TAMBÉM NO BRASIL E NOS PAÍSES AFRICANOS.
03
NÃO EXISTE "APENAS UM POVO" NEGRO. SOMOS DIVERSOS, PLURAIS E COMPLEXOS. NÓS NÃO NOS RESUMIMOS TÃO SIMPLESMENTE À NOSSA COR.
“Assim como o mundo econômico e político, as histórias também são definidas pelo princípio de nkali*: como elas são contadas, quem as conta, quando são contadas e quantas são contadas depende muito de poder.
O poder é a habilidade não apenas de contar a história de outra pessoa, mas de fazer que ela seja sua história definitiva.” (P. 23)
LUTAR PARA CONTAR NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA, PRÓPRIA VERSÃO É LITERALMENTE DISPUTAR O PODER COM A HEGEMONIA.
04
É DISPUTAR O NOSSO FUTURO, DE COMO SEREMOS TRATADOS, COMO SEREMOS LEMBRADOS, COMO SEREMOS REPRESENTADOS.