afrossaberes
continue vendo
Aos 75 anos, a ativista norte-americana lutou pelos direitos civis na década de 60, quando o Estado Unidos vivia em uma segregação racial.
A cantora sempre incluía em suas músicas as temáticas que retratavam as dificuldades pelas quais o povo negro passava, marcando as desigualdades sociais entre brancos e negros e o seu sentimento de revolta com essa diferença.
James Brown foi um cantor, compositor e dançarino americano que teve grande sucesso a partir da década de 50. Foi uma influência importante na história de diversos gêneros musicais, especialmente do funk e do soul, o que lhe rendeu os apelidos de father of funk (pai do funk) e godfather of soul (padrinho do soul).
Entre seus maiores sucessos musicais estão Get up, I got you, Try me e Ain't it funk now.
A escritora, ativista e feminista Alice Walker ficou conhecida pela publicação do livro A cor púrpura, que conta a história de um abuso sexual, motivado pelo machismo e pela discriminação racial da sociedade americana.
Muhammad Ali, nascido Cassius Clay, foi um pugilista americano. É classificado como um dos grandes nomes da história do esporte mundial.
Em sua carreira, participou de 62 lutas, sendo vitorioso por 57 vezes. O esportista teve 37 vitórias por nocaute. O esportista também tinha uma forte tendência ao posicionamento político, especialmente ligado ao combate ao racismo.