FAMOSOS
o 1º negro a Ganhar Oscar de melhor ator
Primeiro negro a ganhar um Oscar de melhor ator, Sidney Poitier nasceu em Miami, nos Estados Unidos, nas cresceu numa fazenda de tomates localizada em Cat Island, nas Bahamas.
Teve apenas um ano de escolaridade informal, mas atuou como ator, diretor, autor e diplomata.
Em 1964, venceu tanto co Oscar quanto com o Globo de Ouro de melhor ator por "Lilies of the Field" ("Uma voz nas sombras", de 1963), filme no qual interpretava um faz-tudo que ajuda freiras alemãs a construir uma capela no deserto.
Cinco anos antes, ele havia sido o primeiro negro a ser indicado ao Oscar de melhor ator (à época, pelo papel em "Acorrentados").
Em 2002, aos 75 anos, tornou-se o primeiro artista negro a receber um Oscar honorário pelo conjunto da obra.
Poitier criou um verdadeiro legado cinematográfico em 1967, quando trabalhou em três filmes numa época na qual a segregação racial era muito forte nos Estados Unidos: "Adivinhe Quem Vem para Jantar", "No Calor da Noite" e "Ao Mestre com Carinho."
Uma curiosidade: o visual de Poitier serviu de inspiração para o personagem John Stewart, da DC Comics.
Participou de quase 60 filmes e documentários, e morreu em 6 de janeiro de 2022, aos 94 anos, em Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos.
Militante negro, ele inspirou toda uma geração durante o movimento pelos direitos civis dos Estados Unidos (e do mundo!).
A potência do feminismo negro latinoamericano