O “Ceará Criolo” é um coletivo de comunicação que visa à ir na contramão do discurso excludente e enervado de clichês das empresas de comunicação sobre a população negra. Porque essa população negra precisa de um espaço qualificado de afirmação. De visibilidade. De debate honesto e inclusivo. De identificação. Um lugar de desconstrução de discursos pré-fabricados e cheios de preconceitos.

Nós entendemos que só com a garantia da existência e do pleno funcionamento de plataformas múltiplas de promoção da igualdade racial na prática jornalística e publicitária é que vamos ter uma comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. A população negra precisa da mesma visibilidade da qual a população branca é favorecida.

Apenas assim essa população negra vai se enxergar como instituição formada por seres humanos possíveis. E isso obrigatoriamente perpassa não só a efetivação de políticas públicas inclusivas como também a existência de locais, físicos e/ou virtuais, de autoafirmação.

Sobre Nós

71177245 2390308514379517 2783556008046231552 n

Bruno de Castro

Repórter/Editor

Comunicólogo e mestre em Antropologia. Já foi repórter do jornal O Estado e do Grupo O POVO, correspondente do portal Terra e colaborador do El País Brasil. Atuou como assessor de comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará e do Poder Judiciário do Ceará. É hoje assessor da Defensoria Pública do Ceará. Venceu o Prêmio Gandhi de Comunicação (2011); Prêmio do Sindicato dos Jornalistas no Ceará de melhor produto de Comunicação para promoção da igualdade racial pela criação do Ceará Criolo (2018); Prêmio MPCE de Jornalismo (2019); Prêmio Maria Neusa de Jornalismo (2020) e o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (2022). É também escritor. Foi finalista do Prêmio Jabuti (2020), o maior da literatura brasileira.
rafael ayala perfil

Rafael Ayala

Repórter/Editor

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.