>
23 de Julho, 2021

Sobre Nós

O “Ceará Criolo” é um coletivo de comunicação que visa à ir na contramão do discurso excludente e enervado de clichês das empresas de comunicação sobre a população negra. Porque essa população negra precisa de um espaço qualificado de afirmação. De visibilidade. De debate honesto e inclusivo. De identificação. Um lugar de desconstrução de discursos pré-fabricados e cheios de preconceitos.

Nós entendemos que só com a garantia da existência e do pleno funcionamento de plataformas múltiplas de promoção da igualdade racial na prática jornalística e publicitária é que vamos ter uma comunicação socialmente inclusiva, afetivamente sustentável e moralmente viável. A população negra precisa da mesma visibilidade da qual a população branca é favorecida.

Apenas assim essa população negra vai se enxergar como instituição formada por seres humanos possíveis. E isso obrigatoriamente perpassa não só a efetivação de políticas públicas inclusivas como também a existência de locais, físicos e/ou virtuais, de autoafirmação.

Sobre Nós

bruno

Bruno de Castro

Repórter/Editor

Jornalista. Já foi repórter do jornal O Estado e do Grupo O POVO, correspondente do portal Terra e colaborador do El País Brasil. Atuou como assessor de comunicação da Assembleia Legislativa do Ceará, do Poder Judiciário do Ceará e da Prefeitura de Caucaia. Hoje é assessor da Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará. Venceu o Prêmio Gandhi de Comunicação, o Prêmio MPCE de Jornalismo e o Prêmio Maria Neusa de Jornalismo. É também escritor. Foi finalista do Jabuti, o maior prêmio da literatura brasileira.
jessica carneiro publicitaria ceara criolo

Jéssica Carneiro

Publicitária

Publicitária. Atua no Marketing Digital cearense,  é uma amante da docência, com experiência no magistério de ensinos médio e superior. Doutoranda e mestra em Psicologia pela UFC.
Rafael Ayala Jornalista Ceará Criolo

Rafael Ayala

Repórter/Editor

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.