A Associação Cultural Afro-brasileira Bloco Afoxé Camutuê Alaxé (Afoxé Acabaca) está realizando o mapeamento de todos os grupos de Cultura Negra do Ceará. O trabalho visa preservar a cultura tradicional de matriz africana e a memória dos grupos culturais e religiosos afro-brasileiros do estado.
A pesquisa irá mapear e quantificar esses grupos, assim como identificar e registrar a atuação e a história de cada um deles por meio de fotografias e outros meios audiovisuais.
Disponível até 31 de maio de 2021, a pesquisa “Grupos de Cultura Negra do Ceará – Onde estamos?” busca atingir o maior número de grupos culturais afro-brasileiros do Ceará e, assim, gerar um catálogo digital com acesso público e gratuito e disponibilizado em diversos canais de comunicação.

A realização da pesquisa é de fundamental importância para orientar políticas públicas destinadas a esses grupos, apoiar detentores de conhecimentos tradicionais do Ceará, conservar seus saberes e fazeres e promover o patrimônio histórico e cultural, por meio da preservação de sua memória coletiva.
O projeto tem realização do Afoxé Acabaca Ponto de Cultura e apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal n.º 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc.
Formulário de participação: https://forms.gle/jc3QBJQyR5QmrPkM7
Mais informações: afoxeacabacace@gmail.com

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.