Um abaixo-assinado virtual em apoio ao projeto da deputada Erica Malunguinho (Psol) está aberto a adesões para reforçar a luta pela retirada das ruas de São Paulo de monumentos em homenagem a personalidades que apoiaram a escravidão no Brasil.
O documento foi criado pelo Guia Negro e pretende recolher 15 mil assinaturas. Até o momento, a causa já soma 11.3 mil rubricas digitais. Para apoiar, clique aqui.
“Considerando a realidade de que a cidade também é um espaço educador, é urgente a revisão de homenagens e estátuas de escravistas nos espaços públicos. Assim como também é urgente a proibição de honrarias para escravocratas e para qualquer pessoa que tenha sido condenada por prática de crimes contra a humanidade, exploração do trabalho escravo e racismo”, argumenta o coletivo.
A articulação é uma forma de pressionar o governador de São Paulo, João Dória, deputados e deputadas quanto à aprovação e implementação do projeto. O documento é subscrito por 17 instituições de defesa do povo negro brasileiro.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.