Depois de muita expectativa e burburinho, a série Preto À Porter estreou nessa terça-feira (24/8) no Canal UOL. Formado integralmente por pessoas negras, da produção à apresentação, o programa se coloca na perspectiva de descolonizar o pensamento do público, resgatando a realeza negra.

Para assistir à primeira edição, clique aqui.

Com apresentação do ator Helio de La Peña, da artista Neyzona (Loo Nascimento), do fotógrafo Roger Cipó e da historiadora Caroline Sodré, a série vai contar com histórias, entrevistas, números musicais e performances relacionadas à cultura negra. Ao rever pontos históricos e discutir temas importantes, a atração irá ressaltar e saudar a herança deixada pelos povos africanos ao Brasil.

Criada e dirigida por Rodrigo Pitta, a série mostra um recorte que batiza de “prisma do poder preto”. Em vez de representar o preto com base na desigualdade, ele é retratado pela cultura, entretenimento e conhecimento político-social.

“Vamos apresentar exemplos de vitória e orgulho, dando visibilidade a pretos que estão inseridos em contextos sociais, culturais e econômicos importantes no Brasil, porém, muitas vezes, invisibilizados pelo racismo estrutural. Com esta proposta, a série pretende diminuir a falta de representatividade, que impede o processo evolutivo do povo preto na sociedade”, destaca Pitta.

Preto À Porter terá episódios temáticos para abordar assuntos como ancestralidade, cultura, música, arte, religiosidade, entre outros. A série se passa em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, mas também visita países como Estados Unidos, Camarões e Senegal, e conta com repórteres especiais pretos em cada um dos núcleos. Dessa forma, o programa se transforma em um caldeirão de informações vindas dos quatro cantos do planeta, para mostrar a trajetória e existência do povo preto de maneira afirmativa e representativa.

Passarão pela tela de Preto À Porter nomes como Gilberto Gil, Preta Gil, a cozinheira Dadá, Chico Brown e Bruno Gagliasso, entre outras personalidades como advogados, médicos, antropólogos, políticos, empresários e engenheiros, que trarão suas histórias e pontos de vista.

PARA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA, CLIQUE AQUI.

Share.

Leave A Reply