Aproveitando o gancho das eleições presidenciais norte-americanas, a Mattel lançou o “Time de Campanha 2020 da Barbie”. Criado para incentivar meninas a papéis de liderança pública e despertar seu interesse em moldar o futuro, a nova coleção é composta por bonecas representando uma candidata à presidência, que é negra, coordenadoras de campanha e de angariação de fundos, além de uma eleitora.
Os atos em torno do movimento Vidas Negras Importam nos Estados Unidos estão influenciando as eleições presidenciais a serem realizadas no país em novembro deste ano. A Barbie candidata negra pode fazer alusão a vice-presidente de Joe Biden, ainda não escolhida, mas o Partido Democrata garantiu que será uma mulher negra.
A estratégia de dar visibilidade a questões eleitorais usando a boneca não é nova. Em 1992, a Mattel lançou a primeira Barbie a participar de uma corrida presidencial. A ação de 2020 é a oitava do tipo. A Mattel está atuando em parceria com a ONG She Should Run – “Ela deve concorrer”. A instituição trabalha para aumentar o número de presenças femininas que pensam em disputar cargos públicos.
Com informações do Notícia Preta
Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.