Com o anúncio dos indicados ao Grammy 2025 nesta sexta-feira (8/11), Beyoncé tornou-se a artista – entre homens e mulheres – com o maior número de indicações da história do prêmio. Chegou a 99. Só para Cowboy Carter, o mais recente trabalho, a cantora acumula 11. E, por isso, quebrou mais um recorde: superou Thriller, de Michael Jackson, que teve dez indicações em 1984, e passou a ter o álbum com mais indicações na história da música.
Ela já era a artista com o maior número de vitórias no Grammy. Chegou a 32 no ano passado com as quatro estatuetas conquistadas pelo álbum Renaissance. À época, acumulava 88 indicações e ficava atrás apenas do próprio companheiro, o rapper Jay-Z, então com 89 indicações e o maior recordista de todos os tempos. Beyoncé, agora, é o nome a ser superado.
Somente com Renaissance e Cowboy Carter, álbuns que integram uma trilogia e cuja última parte, ainda sem nome, será lançada até 2025, a cantora soma 20 indicações. A expectativa é de que o desfecho desse projeto seja de funk/rock, com músicas inspiradas em Prince.
As indicações deste ano fizeram de Cowboy Carter o único álbum da história a ter sete músicas diferentes concorrendo ao Grammy em diversas categorias. Do pop ao country. São elas: Texas Hold’ Em, 16 Carriages, II Most Wanted, Bodyguard, Levii’s Jeans, Spaghetti e YaYa.
O desempenho de Beyoncé foi comentado pelo CEO do Grammy, Harvey Mason, que afirmou à imprensa norte-americana: “Isso diz muito sobre nossos eleitores. Com nosso sistema de votação 10-3, um apoiador de Beyoncé não pode simplesmente seguir votando nela por toda a cédula. Eles só têm três campos que podem selecionar. Então, quando você vê alguém como Beyoncé ou outro artista recebendo indicações em vários gêneros, percebe que não são os mesmos eleitores votando nela. São eleitores diferentes em campos diferentes. Então, para mim, é realmente impressionante. Estou satisfeito e orgulhoso que Beyoncé esteja quebrando novos recordes e continue a ser o ícone e a lenda que ela é.”
PARA MAIS SOBRE FAMOSOS, CLIQUE AQUI.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.