>
16 de Outubro, 2021
medalha zumbi francisco jose maracatu rei de paus

Francisco José Barbosa da Silva entre integrantes do Maracatu (Foto: Facebook)

Câmara Municipal de Fortaleza entrega primeira Medalha Zumbi dos Palmares

medalha zumbi maracatu rei de paus
Integrantes do Maracatu Rei de Paus (Foto: Facebook)

Nesta quinta-feira (29), às 15h, a Câmara Municipal de Fortaleza realizará a entrega da primeira Medalha Zumbi dos Palmares. Durante sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Consciência Negra, Francisco José Barbosa da Silva, presidente do Maracatu Rei de Paus, será o primeiro homenageado.

Criada em 2018, a Medalha do Mérito Humanitário Zumbi dos Palmares é destinada a homenagear personalidades físicas ou jurídicas que tenham se destacado por suas ações e serviços relevantes no combate ao racismo e promoção da igualdade racial em Fortaleza.

A escolha do agraciado é feita pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, pelo voto da maioria absoluta dos seus membros, dentro os nomes sugeridos e aprovados até 30 de setembro de cada ano.

Sobre o homenageado

medalha zumbi francisco jose maracatu rei de paus
Francisco José Barbosa da Silva entre integrantes do Maracatu (Foto: Facebook)

Francisco José Barbosa da Silva é natural de Fortaleza, filho de Geraldo Barbosa da Silva, o mestre Geraldo, e de Francisca Nazira Barbosa da Silva. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), apresentou trabalho de conclusão de curso sobre a cultura popular afro-brasileira resistente nos dias atuais, o Maracatu. O título da pesquisa é “Maracatu no Ceará: Uma história de resistência (1936 a 2000)”. Aos 10 anos, iniciou as atividades de baterista da agremiação, quando aprendeu os toques, batidas e as primeiras macumbas de maracatu. Após a morte de Raimundo Baiaiá, recebeu o cargo de chefe de bateria e outras funções ao longo do tempo.

O Maracatu Rei de Paus foi fundado em 1954 pelos irmãos Antônio, José Bernardino e Geraldo Barbosa. Após a morte do pai, Mestre Geraldo, Francisco José assumiu a presidência do mais tradicional maracatu de Fortaleza, nove anos consecutivos campeão do carnaval da cidade, de 2004 a 2013. Exceção apenas a 2008, quando não houve disputa de título em razão de uma homenagem da Prefeitura de Fortaleza ao Mestre Geraldo.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *