
Nesta quinta-feira (29), às 15h, a Câmara Municipal de Fortaleza realizará a entrega da primeira Medalha Zumbi dos Palmares. Durante sessão solene em homenagem ao Dia Municipal da Consciência Negra, Francisco José Barbosa da Silva, presidente do Maracatu Rei de Paus, será o primeiro homenageado.
Criada em 2018, a Medalha do Mérito Humanitário Zumbi dos Palmares é destinada a homenagear personalidades físicas ou jurídicas que tenham se destacado por suas ações e serviços relevantes no combate ao racismo e promoção da igualdade racial em Fortaleza.
A escolha do agraciado é feita pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, pelo voto da maioria absoluta dos seus membros, dentro os nomes sugeridos e aprovados até 30 de setembro de cada ano.
Sobre o homenageado

Francisco José Barbosa da Silva é natural de Fortaleza, filho de Geraldo Barbosa da Silva, o mestre Geraldo, e de Francisca Nazira Barbosa da Silva. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), apresentou trabalho de conclusão de curso sobre a cultura popular afro-brasileira resistente nos dias atuais, o Maracatu. O título da pesquisa é “Maracatu no Ceará: Uma história de resistência (1936 a 2000)”. Aos 10 anos, iniciou as atividades de baterista da agremiação, quando aprendeu os toques, batidas e as primeiras macumbas de maracatu. Após a morte de Raimundo Baiaiá, recebeu o cargo de chefe de bateria e outras funções ao longo do tempo.
O Maracatu Rei de Paus foi fundado em 1954 pelos irmãos Antônio, José Bernardino e Geraldo Barbosa. Após a morte do pai, Mestre Geraldo, Francisco José assumiu a presidência do mais tradicional maracatu de Fortaleza, nove anos consecutivos campeão do carnaval da cidade, de 2004 a 2013. Exceção apenas a 2008, quando não houve disputa de título em razão de uma homenagem da Prefeitura de Fortaleza ao Mestre Geraldo.

Jornalista. Alma de cronista, coração de poeta. Tem experiência em Assessoria de Comunicação. Apaixonado por futebol, boas histórias e fim de tarde.