14 de Abril, 2021
revista SUR3

Edição especial da Revista SUR debate raça e direitos humanos

Para fazer jus à complexidade e à urgência da luta antirracista hoje, a Edição 28 da Revista Sur é unicamente dedicada ao debate sobre raça e direitos humanos. Em 14 anos de existência, a Revista publicou somente dois textos sobre racismo. De acordo com os editores Thiago Amparo, Maryuri Mora Grisales e a editora convidada Sueli Carneiro, este número especial inicia uma nova trajetória para a Revista conectando o racismo a outras graves violações de direitos humanos contemporâneas.

revista SUR2
Imagem: “RUMO À LIBERDADE”, 1867. Theodro Kaufmann

“Reconhecemos, portanto, que raça é um elemento estruturante de como direitos são historicamente concebidos, negados e usufruídos de forma desigual no Brasil — e em todo mundo. Os artigos aqui publicados compartilham a necessidade de repensarmos os movimentos de direitos humanos – inclusive suas estratégias, narrativas e formas de financiamento – se quisermos seriamente construir um outro mundo onde inexista desigualdade racial”, explicam em Carta às Leitoras e aos Leitores.

Além dos artigos “Racismo estrutural e a criminalização do aborto no Brasil”, “O desafio de superar as barreiras institucionais para a não discriminação racial no trabalho” e “O lugar dos sujeitos brancos na luta antirracista”, entre outros, esta edição conta com o vídeo-artigo “Luto para nós é verbo”, de Natasha Neri, Juliana Farias, Karla da Costa e Renato Martins.

Os curadores Lilia Schwarcz e Helio Menezes selecionaram para esta edição 16 obras pertencentes à exposição Histórias Afro-Altânticas, realizada em conjunto pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP) e pelo Instituto Tomie Ohtake. A exposição, aberta até outubro de 2018, em São Paulo (Brasil), reuniu uma seleção de 450 trabalhos de 214 artistas, do século XVI ao XXI, propondo fluxos entre diversas partes do Atlântico Negro, entre a África, as Américas, o Caribe, e a Europa. Em dezembro de 2018, o New York Times elegeu a exposição como a melhor do mundo no ano.

Confira a Edição 28 da revista SUR: http://sur.conectas.org/home/edicao-28/

Imagem em destaque: “MÃE PRETA OU A FÚRIA DE IANSÔ, 2009-14. Sidney Amaral

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *