Para celebrar o mês da visibilidade trans, a exposição “Diamantes Negros” entra em cartaz nesta sexta-feira (23/1) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE). A mostra é realizada pela Associação de Pesquisa e Cultura das Ancestralidades Negras Cearenses (Negruras) e apresenta um ensaio fotográfico que questiona como essas pessoas trans são vistas na sociedade.
As obras foram produzidas por dois fotógrafos negros LGBTQIA+ a partir do processo formativo “Foto de Favela”, realizado pela marca cearense Mancuda, e permanecem em exibição por um mês. A abertura contará com roda de conversa com a equipe do projeto.

“A cultura é um campo em constante disputa; molda como o mundo nos enxerga e como nós, pessoas trans, nos enxergamos. Quando ocupamos esse espaço como obra, beleza e potência, disputamos memórias e afirmamos nossa existência para além da violência e da margem. A exposição é fruto de políticas de incentivo à cultura e de parcerias institucionais que acreditam na importância da representatividade, do direito à memória e da presença de corpos historicamente excluídos na vida cultural”, afirma o diretor da Negruras, Raí Kehinde.
O ensaio foi dirigido por Nair Beatriz e Carll Souza, fotógrafos negros LGBTQIAPN+, com trajetórias formadas a partir do Grande Pirambu, território periférico de Fortaleza que atravessa suas práticas artísticas e políticas. As imagens resultam de um processo construído no encontro, na escuta e na confiança, em que os corpos retratados aparecem a partir de uma perspectiva de pertencimento e dignidade, distante de olhares externos e estigmatizantes.
Além da mostra, o projeto adota uma política afirmativa de trabalho cultural: toda a equipe é formada por pessoas LGBTQIA+ negras e periféricas, incluindo fotógrafos, modelos e produção, com remuneração e participação em uma breve formação durante o processo.
A exposição conta com ações de acessibilidade, que incluem legendas em braille, libras, sinalização tátil, abafadores de ruído e adequação dos espaços físicos, garantindo o acesso de públicos diversos.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO DIAMANTES NEGROS
ABERTURA: 23 de janeiro, a partir das 17h30min.
PERÍODO DE VISITAÇÃO: de 23 de janeiro a 28 fevereiro.
ONDE: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, nº 81, no bairro Praia de Iracema).
ENTRADA: gratuita.
CLASSIFICAÇÃO: livre.
PARA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A POPULAÇÃO LGBT, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.
