>
19 de Outubro, 2021
11 SueliCarneiro

Exposição sobre Sueli Carneiro será aberta neste sábado (28/8)

Neste sábado (28/8), o Itaú Cultural inaugura a Ocupação Sueli Carneiro. São mais de 140 peças, entre fotografias da mídia e do arquivo pessoal de Sueli, textos de sua autoria, artigos, livros, matérias, objetos pessoais e religiosos. A exposição conta ainda com cinco audiovisuais produzidos pelo Itaú Cultural com depoimento de intelectuais e membros do movimento negro e cinco telas de TV espalhadas no espaço expositivo com vídeos de arquivo.

17 SueliCarneiro


Esta Ocupação revela a trajetória de Sueli até hoje. Mostra como ela se tornou ativista e uma das intelectuais mais atuantes em atividade no Brasil, além de ser uma das fundadoras do Geledés – Instituto da Mulher Negra, sempre pautada por quem a antecedeu e pautando gerações depois dela. A exposição traz suas origens, o encontro com o Candomblé e sua simbologia, o desenvolvimento de seu pensamento intelectual, suas influências e pessoas influenciadas, além de suas memórias e afetos da infância, juventude e vida adulta, como a paixão pelo futebol. 


A curadoria é do Núcleo de Comunicação e Relacionamento e da Enciclopédia Itaú Cultural, tendo como cocuradora Bianca Santana, autora da biografia Continuo preta, a vida de Sueli Carneiro. Baba Diba de Iyemonja, assina a consultoria religiosa e Isabel Xavier, com assistência de Danilo Arantes, criou o projeto expográfico. Todo o processo de pesquisa, seleção das obras e montagem desta mostra foi feito integralmente on-line, em função dos cuidados no combate à pandemia de Covid-19 e seus derivados. Ela também tem recursos de acessibilidade, um hotsite a ser publicado no site do Itaú Cultural e programação do educativo em sinergia. 

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *