Começa nesta sexta-feira (27/8) a primeira edição do Festival Imersivo das Favelas (FIF). Totalmente on-line e gratuito, o evento vai até o dia 29 de agosto com programação e convidados inéditos. A proposta é engajar e promover um networking entre jovens negros e indígenas de periferias e zonas rurais de todo o Brasil, que são amantes de tecnologia 3D e 360º, cinema afro, fotografia e audiovisual. Com conceito e estética afrofuturista, o FIF também quer ampliar vozes de artistas e VR filmmakers inovadores que trabalham com artes visuais ancestrais, bem como tecnologias imersivas.
Para potencializar a experiência dos participantes, grandes personalidades engajadas em causas sociais confirmaram presença, entre eles: o DJ Rennan da Penha e o criador da Batekoo Brasil, Mauricio Sacramento. Nina da Hora, referência do afrofuturismo, e a ativista e comunicadora indígena Alice Pataxó também integram o Festival.
Como destaque, curadores de arte e designers do continente africano estarão ao vivo para falar sobre representação de corpos negros em tela. Alguns dos nomes são: Mohammed Blakk, artista criativo e empresário de Gana, que foi creditado como o artista corporal para o filme Black is King de Beyoncé, e Thokozani Madonsela, da África do Sul, que é artista de mural e tipógrafo, especialista em desenhos a carvão, pintura e arte em mosaico.
Como peça principal, o FIF exibirá pela primeira vez no Brasil o “Na Pele VR” – documentário inédito em realidade virtual e interativo produzido no Complexo do Alemão. A obra, de autoria da produtora Sete Léguas, em parceria com a escola GatoMÍDIA e Coletivo Papo Reto, já foi estreada no IDFA 2020 – Doc Lab Competition for Digital Storytelling e teve apresentação ilustre no festival South by Southwest, em Austin, no Texas.
Entre as temáticas a serem debatidas no Festival estão: sonoridades imersivas, animação, projeção mapeada (3D e 360º), fotografia, colagem e memória ancestral. O evento será transmitido ao vivo, através de seu canal no YouTube (FIF – Festival Imersivo das Favelas) e pela página do Facebook do Voz das Comunidades.
Confira a programação completa:
27 DE AGOSTO
10H: Ideias para adiar o fim do mundo através da lógica de programação no ciberespaço
Com Isys Maciel, Nina Da Hora e Jefferson Barbosa
11H: Viajando no Ciberespaço: sonoridades imersivas, animação e projeção mapeada
Com Biarritzz, Wassa, Lucas Carvalho e SIL BAHIA
16H: Encruzilhadas do Atlântico
Com Palesa Motsumi, Mauricio Sacramento, Bibiseck e Dan Minkar
19H:Tijolin Studio – Animação: Vanguarda e território
Com Nana Frea, Jefferson Arcanjo, Byula e Raphael Cruz
28 DE AGOSTO
10H:Africanidades XR: o passado, presente e futuro da linguagem imersiva no sul global
Com Ibrahim Arome, Brian Afande, Andressa Nubia e João Inada
11H: Africanidades XR – o passado, presente e futuro da linguagem imersiva no sul global
Com Jumoke Sanwo, Kombo Chapfika, Jon Thomaz e Thamyra Thâmara
16H:Novos Mundos: imaginação negra na realidade imersiva
Com Leonardo Souza, Tulanana Bohela, Pedro Sodré e Gabriel Massan
17H: Magia Negra: fotografia, colagem e memória ancestral
Com Shai Andrade, Kerolayne Kemblin, Preta Velha e Naymare Azevedo
19H:Corpos negres em tela
Com Heloisa Hariadne, Thokozani Madonsela, Mohammed Blakk e Marcela Lisboa
29 DE AGOSTO
10H: Afrovisualidades e encantamentos
Com Panamby, Ventura Profana e Rafaela Mariah
11H:Cinema Nacional, Independente e Afrofuturista
Com Jeferson D, Everlane Moraes, Diego Paulino e Marina Luísa
16H:Sessão Pitch – Apresentação de projetos em 360º
Com João Araió, Lisa Jobson, Victor Lopes e selecionados
17H:De onde vem os recursos?
Com Atila Roque (Ford), Marilene DePaula (Boll), Carolina Munis (OAK)
19H:Favela AGORA: novas tecnologias e os alcances globais
Com Rennan da Penha, Taisa Machado, Tiê, Alice Pataxó e Raull Santiago
PARA MAIS NOTÍCIAS SOBRE CULTURA, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.