Cook Off. Eis uma obra da indústria de filme do Zimbábue. A produção entrou no catálogo da Netflix nessa segunda-feira (1º/6). Pela primeira vez, o país se faz presente no serviço de streaming, assim como obras cinematográficas de outras partes do continente africano.
O filme é uma comédia romântica que retrata o cotidiano de Anesu (Tendaiishe Chitima) com o filho Tapiwa (Eugene Zimbudzi), fã da comida que ela faz todos os dias para ele. Orgulhoso da mãe e sonhando com a premiação, Tapiwa decide inscrevê-la em um reality show de cozinheiros, o Battle of the Chefs.
Cenas mostram ainda o cotidiano e os costumes familiares no Zimbábue, pincelando diálogos com uma das línguas mães da região. Apesar de ser um filme de narrativa leve, Cook Off foi filmado em dias caóticos na política local com a deposição de Robert Mugabe (1924-2019), que comandou o país por quase quatro décadas.
Anesu conhece Prince (Tendai Nguni ou Tehn Diamond) na competição de culinária, que se apaixona por ela. Apesar de ser uma comédia romântica, o filme não é centrado no romance dos dois. Nem mesmo traz cenas de forte envolvimento amoroso. O foco é mostrar a persistência dela na competição e os percalços durante esse percurso.
O longa é uma oportunidade de mostrar o Zimbábue com seus costumes locais, culinária, valores e belezas. O produtor Joe Njagu disse em entrevista à rádio norte-americana WKZO que o filme procura projetar uma imagem diferente do país. “Queria que o mundo soubesse que há mais no Zimbábue do que aquilo que ouvem. Também nos apaixonamos. Também gostamos de boa comida. Também temos histórias muito boas”.
Cook Off teve baixo orçamento. Foram gastos apenas US$ 8.000. O filme tem fotografia razoável, com cenas pontuais mostrando a região de Harare, capital zimbabuense. A trilha sonora traz músicas feitas por artistas locais.
A produção conquistou as categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz para a protagonista no prêmios Mérito Nacional das Artes (National Arts Merit Awards) do Zimbábue em 2019. Além disso, ganhou premiações em Durban, Holanda e Estados Unidos, e foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Roterdã.
Confira o trailer da produção:
FICHA TÉCNICA
Cook Off
Ano: 2017
País de origem: Zimbábue
Formato: Filme
Gênero: Comédia romântica
Classificação: 10 anos
Duração: 160 min
Direção: Tomas Lutuli Brickhill
Roteiro: Tomas Lutuli Brickhill
Elenco: Tendaiishe Chitima, Tendai Nguni ou Tehn Diamond, Jesesi Mungoshi, Eugene Zimbudzi, Eddie Sandifolo e Memory Buzuzu
Produção: Joe Njagu e Tomas Lutuli Brickhill
Distribuição: Netflix
Jornalista. Tem experiência nas áreas de Radiojornalismo (Rádio O POVO CBN), assessoria de comunicação (Defensoria Pública do Estado do Ceará) e webjornalismo e jornalismo impresso (Portal O POVO Online). Trabalhou como voluntária de marketing social na Fundación Sotrali em La Plata, Argentina. Passou pela redação do jornal sul-africano Mail & Guardian como repórter freelancer em Joanesburgo, África do Sul. É preocupada com questões raciais desde os 18 anos, quando se descobriu negra. Tem um pé na Moda.