>
30 de Julho, 2021
fundo baoba destaque 1

Fundo Baobá lança edital para apoiar pessoas e comunidades no combate ao coronavírus; negros correm mais risco

O Fundo Baobá para Equidade Racial está com edital para apoiar projetos de pessoas e organizações comprometidas com a equidade racial e que estejam ajudando comunidades no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Criado em 2011, o Baobá é primeiro e único fundo filantrópico que mobiliza pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para apoio exclusivo a projetos e ações de promoção da equidade racial para a população negra no Brasil.

O edital selecionará propostas de ações de prevenção à Covid-19 realizadas junto às comunidades periféricas e outros territórios de vulnerabilidade, às populações em situação de rua, populações privadas de liberdade, jovens que cumprem medidas socioeducativas e idosos, residentes em áreas remotas de todas as regiões do País, como comunidades quilombolas, ribeirinhas, indígenas, ciganos, migrantes, refugiados e outras comunidades tradicionais, nas florestas e ilhas onde haja casos notificados da doença, em fase de análise ou casos confirmados de coronavírus.

As organizações sem fins lucrativos ou as pessoas físicas a serem beneficiadas devem ser comprometidas com a equidade racial e engajadas na promoção de ações nas periferias das grandes cidades, favelas, áreas remotas e outros territórios de vulnerabilidade socioeconômica. Os interessados devem detalhar a comunidade a ser beneficiada, a necessidade que motiva o pedido, os resultados esperados, as ações a serem realizadas e uma estimativa de orçamento.

De acordo com o Fundo Baobá, a pandemia do coronavírus ameaça principalmente os negros. “Dados demográficos do Brasil comprovam que a maioria das pessoas mais expostas e com maior risco de contaminação é negra. Índices de doenças que favorecem uma evolução mais grave da Cobid-19, como hipertensão e diabetes, são mais elevados entre os negros. Nem mesmo a informação chega da mesma forma igual à população negra. Juntos, estes fatores colocam os negros entre os que estão em maior risco”, destaca a organização.

Para preencher o formulário para organizações e conferir o edital: https://pt.surveymonkey.com/r/FundoBaoba-ONGs

Para preencher o formulário para indivíduos e conferir o edital: https://pt.surveymonkey.com/r/FundoBaoba-Individuos

Para consultar as perguntas mais frequentes: https://baoba.org.br/?p=2593

Mais informações: https://baoba.org.br/

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *