Com o objetivo de conectar talentos negros do marketing digital com oportunidades nas maiores agências de publicidade do Brasil, os times de Agências e de Marketing do Google Brasil, em parceria com com o projeto Potências Negras, voltado para o desenvolvimento e inclusão de profissionais negros, promoverá a Feira de Talentos BlackChain. O evento virtual, que acontece nesta quarta-feira (16), permitirá que os participantes conheçam a equipe de agências parceiras, entendam mais sobre sua cultura e concorram a mais de 120 vagas abertas.
A Feira de Talentos BlackChain reunirá potenciais candidatos que já têm certificado nos treinamentos para profissionais de publicidade voltados à comunidade negra que o Google realiza desde 2015. Para participar da feira é preciso ter se certificado no Black Ads Academy, programa de treinamento em Marketing Digital com foco na certificação oficial do Google Ads e outras soluções de publicidade do Google, nos anos de 2020 ou 2021; ou Black Data Academy, treinamento intensivo focado no desenvolvimento e capacitação em Google Analytics e ferramentas de dados e insights do Google; ou ter participado de uma das Mentorias Google BlackChain, em que profissionais experientes do mercado de publicidade das agências parceiras do Google trocam experiências com talentos negros.
“A Feira é de suma importância para conectar as pessoas que passam pelas formações de Black Ads Academy e Black Data Academy, levando em consideração a nossa responsabilidade em não apenas treinar e especializar estudantes e profissionais negros, mas também oferecer a eles oportunidades para se destacar no mercado de trabalho”, ressalta Christiane Silva Pinto, gerente de marketing de produto do Google Brasil e fundadora do AfroGooglers — comitê interno responsável por promover diversidade racial e inclusão no Google Brasil.
A Feira promoverá oportunidades de emprego em 12 das maiores agências de publicidade do Brasil: Africa, Almap, Artplan, Convert, Blinks Essence, Cadastra, DPZ&T, i-Cherry, Mirum, Publicis, Raccoon & Media.Monks, Suno e W/McCann. Todas as agências passaram por um treinamento sobre letramento racial conduzido pelo AfroGooglers e o time de agências do Google em parceria com o Potências Negras, além de um preparo sobre cultura inclusiva e diversa no ambiente de trabalho.
Sobre as certificações
O Black Ads Academy é um programa gratuito do Cresça com o Google desenvolvido em parceria com o AfroGooglers, e que já treinou mais de 4 mil pessoas desde 2015. Trata-se de um curso intensivo on-line e aberto ao público que, além de ensinar os fundamentos do marketing digital e o desenvolvimento e gerenciamento de anúncios no Google Ads, em 2021 passou a oferecer outros novos módulos de conteúdo sobre Google Analytics, Google Shopping e campanhas para apps. O objetivo é que os participantes saiam do programa com um certificado de especialistas em Google Ads e possam atuar em agências ou como autônomos, e até gerenciar a estratégia de marketing digital dos seus próprios negócios. Neste ano, o Black Ads Academy deve realizar sua próxima edição no segundo semestre.
Já o Black Data Academy é um treinamento intensivo em insights e dados, lançado em 2021 pelo time de Agências do Google Brasil. O programa aborda temas como Introdução a Planilhas Google, Introdução ao SQL, Google Analytics Avançado, Introdução ao Data Studio e Machine Learning (aprendizado de máquina, em português). O curso é on-line e introdutório e não há exigência de conhecimento prévio sobre os assuntos.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.