10 de Maio, 2021
Jonathan Ferr dirige tambem o clipe de seu novo single Esperanca

Jonathan Ferr lança música-manifesto sobre esperança do povo preto

Chamado pelo jornal El País de “garoto-estandarte do jazz carioca”, Jonathan Ferr está de single novo. “Esperança” foi lançado pelo selo slap, da Som Livre, e pode ser conferida em todas as plataformas digitais e no YouTube.

A música oferece uma mistura de referências a elementos das religiões de matriz africana, reflexão sobre questões sociais e democratização do jazz. Tudo isso embalado em sua estética afrofuturista.

Além de ser a primeira track de piano solo do artista, “Esperança” traz ainda um poema declamado por Serjão Loroza. Por meio dos arranjos característicos do Urban Jazz de Ferr, “Esperança” é um discurso em forma de música-manifesto.

Serjao Loroza nos bastidores de Esperanca

O clipe tem uma equipe formada majoritariamente por profissionais negros e o poema de Loroza escancara questões raciais. Entre as declamações estão trechos como:

“Tô pronto e muito armado com minha arte nas mãos
Munido de verdade e ainda tem muita muniçãO
Porque eu falo de amoR
Mas falo de ódio também
Já cansei de sentir dor
Cansei de ser refém.”

O single fala sobre a esperança do povo preto em detrimento à anulação e silenciamento por parte do poder público, assim como pela conivência de setores mais privilegiados. Ferr e Loroza propõem uma reflexão de prosperidade em meio à uma realidade racista.

Ouça: https://slap.lnk.to/Esperanca
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=J14LlgC–TE

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *