A cantora de funk carioca Rebecca Alves, a MC Rebecca, é a primeira mulher negra a ocupar o número 1 no ranking de músicas mais ouvidas no Spotify Brasil 2019 neste mês. A jovem tem apenas um ano de carreira.
O reconhecimento veio após o hit “Combatchy”, lançado em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em parceria com as cantoras Anitta, Lexa e Luísa Sonza. No Spotify, a música já tem mais de 4,7 milhões de reproduções, enquanto no Youtube soma mais de 17 milhões de visualizações.
Confira o clip.
Feliz com a conquista, a funkeira exaltou a representatividade da mulher negra numa publicação no Instagram. “Representatividade importa”, disse ela.
https://www.instagram.com/p/B5ViLQkADpf/?utm_source=ig_embed
No Spotify, o perfil de MC Rebecca tem mais de 833 mil ouvintes mensais. O sucesso da parceria com Anitta colocou em evidência outras músicas de Rebecca, como “Vem Mulher”, cujo clip acumula mais de quatro milhões de visualizações no Youtube. A funkeira coleciona outros hits, como “Ao Som de 150”, “Desligo e Jogo” e “Sento com Talento.”. Todos os seus singles já somam mais de 1 milhão de reproduções no Spotify.
Além de negra, MC Rebecca é mãe, bissexual, foi criada no morro São João, também trabalha como modelo e foi durante dez anos rainha das passistas do Salgueiro, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro.

Jornalista. Tem experiência nas áreas de Radiojornalismo (Rádio O POVO CBN), assessoria de comunicação (Defensoria Pública do Estado do Ceará) e webjornalismo e jornalismo impresso (Portal O POVO Online). Trabalhou como voluntária de marketing social na Fundación Sotrali em La Plata, Argentina. Passou pela redação do jornal sul-africano Mail & Guardian como repórter freelancer em Joanesburgo, África do Sul. É preocupada com questões raciais desde os 18 anos, quando se descobriu negra. Tem um pé na Moda.