O Movimento Negro Unificado no Ceará anunciou o início de um trabalho de diagnóstico das candidaturas negras às eleições 2020 no Ceará. Em nota lançada no Facebook, a coordenação estadual da entidade convida os nomes agora cotados como pré-postulantes a efetuarem cadastro no mapeamento.
A ideia é de fato identificar onde estão e quem são esses pré-candidatos. “Nossa tarefa enquanto organização politica negra é contribuir apoiando, orientando, formulando e propondo políticas públicas para superação das desigualdades raciais e combate sistemático ao racismo”, detalha o MNU Ceará.
A nota explica ainda que a iniciativa visa aproximar o Movimento “desses irmãos e irmãs negros e negras, formadores de opinião, influenciadoras(es) para construirmos uma grande frente de enfrentamento ao racismo estrutural que oprime nossa povo nas mais diversas esferas da vida nacional.”
Por fim, ressalta que “o debate para garantir um percentual do fundo eleitoral ao financiamento das campanhas de negros e negras está posto no Congresso, TSE e STF. No entanto, nada impede que os partidos comprometidos com a luta antirracista deem um passo à frente nesse debate e garantam o equilíbrio orçamentário das campanhas eleitorais entre negros e brancos.”
É negro e pré-candidato às eleições deste ano? Faça seu cadastro no levantamento do MNU clicando aqui.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.