Seguem abertas até 30 de setembro as inscrições para o edital Periferia Que Faz, promovido pela rede de ativismo NOSSAS – um coletivo em defesa da democracia que articula pessoas, compartilha metodologias e desenvolve tecnologias para mobilização.
Clique aqui para acessar o edital completo.
O edital vai selecionar projetos tocados por jovens de periferias urbanas de todas as cinco regiões do Brasil. Serão distribuídos R$ 220 mil, com cada iniciativa recebendo até R$ 20 mil.
Para concorrer ao benefício, é obrigatório: ter entre 18 e 30 anos, e não haver qualquer relação da proposta inscrita com questões eleitorais ou de política institucional.
Serão priorizadas inscrições de projetos liderados por mulheres negras ou indígenas, cis e transgêneros, e projetos de combate indireto ou direto ao racismo. Além disso, serão priorizados pessoas e grupos pequenos e médios minimamente articulados em seus territórios e com projetos de impacto a curto e médio prazo.
São 13 as áreas nas quais os projetos poderão ser desenvolvidos: meio ambiente e clima, esporte, lazer, assistência social, educação, direitos humanos, combate ao trabalho infantil, arte e cultura, direitos digitais, comunicação comunitária, saúde e prevenção de doenças, ciências e enfrentamento da Covid-19.
O resultado será divulgado no dia 30 de outubro deste ano.


O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.