O TikTok é uma plataforma de entretenimento onde as pessoas criam e se divertem de forma criativa e autêntica, em uma comunidade diversa. Com o objetivo de desenvolver competências, oportunidades e aumentar a representatividade de criadores negros dentro da plataforma, o TikTok convidou a YOUPIX, por meio do YOUPIX Educa, para desenvolver uma iniciativa de educação que contribua para a descoberta, capacitação e crescimento de criadores negros.
Usando toda a expertise da consultoria de comunicação YOUPIX, em mais de 15 anos atuando na profissionalização e capacitação de criadores, o programa de capacitação online atenderá criadores negros de diferentes realidades e conhecimentos sobre o cenário digital. As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro de 2021 e podem ser feitas através do link disponibilizado dentro do TikTok. O programa será realizado de novembro a janeiro, dividido em três fases.
Na primeira fase do programa, Foundation, serão 12 horas distribuídas em quatro dias de aulas e workshops, com até 400 criadores selecionados a partir do processo de inscrição. Ao longo do curso, com foco no ensino das melhores práticas sobre planejamento de conteúdo e na preparação para o desenvolvimento de um negócio sustentável a partir de suas criações, os participantes serão estimulados a preencher o ‘Creator Book’, que, ao final da primeira fase, servirá como um media kit para ser apresentado para marcas e futuros parceiros.
A partir da 2a fase, Engagement, os 50 criadores de conteúdo que mais se destacarem participarão de uma experiência mais aprofundada com mentorias em grupo, onde serão aconselhados por executivos com experiência no mercado sobre conteúdo e estratégia de negócios. Eles ainda terão a oportunidade de participar de reuniões coletivas com as marcas parceiras do projeto, no ‘Speed Dating’. Com o ‘Creator Book’ em mãos, poderão se apresentar, fazer network e gerar oportunidades reais de negócios. Já na terceira e última fase do projeto, Partner, a partir dos resultados da fase anterior, dez criadores participarão de um aulão de aprofundamento sobre negócios e relações com as marcas e, por fim, colocarão seus aprendizados em prática no ‘Brand Challenge’, o workshop de co-criação com o TikTok. Encerrando o ciclo, o time estará capacitado para crescer no ambiente digital e continuar seu desenvolvimento com o time de parcerias do aplicativo.
O projeto faz parte das iniciativas do TikTok para promover a equidade e também integra o conjunto de ações da plataforma para o Mês da Consciência Negra.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.