A filósofa Sueli Carneiro participa nesta quarta-feira (10/12) de evento na Defensoria Pública do Ceará (DPCE). Militante histórica do movimento negro brasileiro, ela falará sobre o papel das instituições na luta antirracista.
A atividade marca a passagem do Dia Internacional dos Direitos Humanos. É gratuito e não requer inscrição prévia de quem tiver interesse de participar da conferência. Basta dirigir-se à sede da DPCE em Fortaleza (localizada à avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, no bairro Luciano Cavalcante).
Embora tenha um irmão que mora na cidade, esta é a primeira de Sueli Carneiro na capital cearense para participar de uma agenda oficial. Horas após a fala na Defensoria, ela estará à noite no ato que marcará a complementação do pedido de retratação do Estado brasileiro a Maria da Penha.
Com cinco décadas de ativismo, Sueli Carneiro recebeu o troféu Juca Pato de Intelectual do ano de 2025, concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE). Além de filósofa, ela é doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e fundou o Instituto da Mulher Negra Geledés, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.
Teórica de questões que envolvem o universo da mulher negra e uma das principais ativistas sociais do país, foi a primeira mulher negra a receber, em setembro deste ano, o título de doutora honoris causa da Universidade de Brasília (UnB).
PARA MAIS NOTÍCIAS DO CEARÁ, CLIQUE AQUI.

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.
