Encerra nesta sexta-feira (13/11) a I Conferência Estadual para Promoção da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). Totalmente virtual, o evento virtual começou nessa quinta-feira (12). Hoje, será retomado às 18 horas, através da plataforma digital da Escola Superior da Advocacia – ESA/CE (www.esace.org.br).
A Conferência surgiu com o propósito de discutir de forma ampla temas como a equidade racial, o enfrentamento ao racismo e as políticas afirmativas para a igualdade racial. Trata-se da primeira atividade pública da recém-criada Comissão de Promoção da Igualdade Racial da instituição.
Presidente do colegiado, a advogada Raquel Andrade classifica a Conferência como um marco na promoção de políticas raciais tanto para a advocacia negra cearense quanto para a intensificação do diálogo da OAB com movimentos sociais, órgãos públicos e instituições que atuam na agenda da promoção racial.
“Nomes de repercussão nacional estão participando do evento e fazendo acontecer relevantes debates sobre equidade racial, enfrentamento ao racismo e as políticas afirmativas para a igualdade racial. Tudo para que esses temas tenham, nesses dois dias, um lugar de protagonismo no que diz respeito à advocacia cearense”, destaca Andrade.
Nesta sexta, a Conferência será moderada por Cláudia Luna, conselheira Seccional da OAB/SP e presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP.
A primeira mesa discutirá “Racismo Estrutural e as repercussões para Advocacia Negra”. Os palestrantes serão: Juarez Tadeu de Paula Xavier, doutor em Ciências da Comunicação, professor e jornalista; Luiz Alberto da Silva, membro da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS, advogado e sociólogo; e Manuela Alves, conselheira estadual, presidenta da Comissão de Igualdade Racial da OAB/PE e professora.
O tema da mesa de encerramento será o “Enfrentamento à Violência Gênero – Racial”. Raquel Andrade será a moderadora. Vilma Piedade, professora, escritora, colunista, palestrante, autora do livro “Conceito Sororidade” e relatora da Revisão da Conferência de Durban; Zelma Madeira, coordenadora especial de políticas para promoção da Igualdade Racial do Ceará, professora e doutora em Sociologia, serão as palestrantes.
SERVIÇO
I Conferência Estadual para Promoção da Igualdade Racial da OAB Ceará
Período: 12 e 13 de novembro
Horário: 18 horas às 21 horas
Plataforma: ESA – virtual (www.esace.org.br)
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.