O Plano será apresentado e articulado com o Ministério da Educação, para reduzir as desigualdades existentes quanto à educação de crianças e jovens negros
A UNEAFRO construiu diretrizes para a construção de um Plano Nacional de Ações Afirmativas na Educação Básica para a População Negra, que deverá ser articulado com o Ministério da Educação para a redução das desigualdades, fundamentado no fortalecimento da Educação das Relações Étnico-Raciais.
O objetivo do Plano intersetorial é reduzir a evasão escolar, a distorção “idade-série” de estudantes negros da Educação Básica, além de ampliar os índices de aprendizado em português e matemática das crianças e jovens negros.
“Os índices de educacionais entre negros e brancos possui abismos em muitos parâmetros, além disso, há relação direta entre o impacto da violência na vida dos jovens negros com o acesso às escolas, portanto pensar em uma país antirracista é necessário um projeto educacional ”, avalia Douglas Belchior, educador e co-fundador da Uneafro.
O Plano já foi apresentado para Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação no sábado, 13.05, durante Aulão na USP, organizado pela entidade, com mais de mil jovens, para debater da data o significado da data, reconhecida como “Falsa Abolição”.
Acesse o Plano aqui
Sobre a UNEAFRO
A UNEafro é um movimento que surgiu há 15 anos e se organiza em núcleos de atuação em diversas áreas. O trabalho mais conhecido são os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas, prioritariamente negros e negras as, que sonham em ingressar no Ensino Superior e preparar-se para o ENEM ou Concursos Públicos.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.