>
20 de Outubro, 2021
190 pré candidaturas negras às eleições deste ano são localizadas ajude a mapear

190 pré-candidaturas negras às eleições deste ano são localizadas; ajude a mapear

Candidatos podem registrar-se na Justiça Eleitoral até 26 de setembro. Prazo, que vencia em julho, foi prorrogado em decorrência do adiamento das eleições em mais de um mês (de outubro para novembro)

Cento e noventa pré-candidaturas negras às eleições municipais deste ano já foram mapeadas pelo coletivo Enegrecer a Política. O levantamento começou a ser feito no último dia 27 de junho e visa “entender o cenário brasileiro e criar estratégias” de viabilização desses nomes.

As pré-candidaturas foram até o momento localizadas exclusivamente a partir da iniciativa dos próprios postulantes, que preencheram formulário on-line com questões de cunho pessoal e da possível futura campanha. O documento indaga, por exemplo, quais as principais causas/bandeiras do pré-candidato.

190
Arte: coletivo Enegercer a Política

Nomes negros de todo o Brasil já apresentaram-se. Se você é negro/a e vai disputar as eleições deste ano, seja para cargo de vereador ou prefeitura, o formulário está disponível aqui.

O Enegrecer a Política é um projeto fruto de movimentos sociais e organizações da sociedade civil para elaborar e difundir dados sobre a ocupação de negros e negras na política. São eles: Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Coletivo de Mulheres Negras Maria-Maria, Fórum Marielles, Mulheres Negras Decidem, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas e Observatório Feminista do Nordeste.

O coletivo diz ter o objetivo de “fortalecer pessoas negras” que estão disputando as eleições de 2020. “Participar desse formulário é muito importante para que possamos produzir dados atualizados e apresentar para a sociedade nas eleições de 2020 candidaturas alinhadas a defesa de direitos”, acrescenta o projeto.

n

ELEIÇÕES ADIADAS PARA NOVEMBRO
A Câmara Federal aprovou o adiamento das eleições deste ano. O texto já havia sido respaldado pelo Senado. Em vez de acontecer em 4 e 25 de outubro, o pleito será realizado nos dias 15 (primeiro turno, feriado da Proclamação da República) e 29 (segundo turno) de novembro.

Com isso, prazos da Justiça Eleitoral que venciam em julho foram prorrogados. O registro de candidatos pode agora ser feito até 26 de setembro.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *