Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo da montanha mais alta do mundo, Aretha Duarte lança no próximo dia 15 de setembro o livro “Da sucata ao Everest”. A obra é uma biografia e terá turnê que passará por 13 cidades brasileiras até janeiro de 2023.
Além da jornada da escalada do monte, o livro aborda os desafios sociais e econômicos enfrentados pela autora. Todos os eventos da turnê acontecerão em lojas Decathlon de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Maringá, Ribeirão Preto, Rio De Janeiro – Barra, Espírito Santo, Vila Velha, São José do Rio Preto, Salvador, Recife, Campinas e São José dos Campos. Nos encontros, a montanhista irá contar um pouco de sua jornada e da criação de sua biografia, além de oferecer sessão de autógrafos ao público.
Após chegar ao topo do mundo, Aretha decidiu usar sua voz para levantar questões ambientais importantes, como a defesa do descarte apropriado de resíduos e uso de equipamentos produzidos de maneira sustentável. “A mudança que eu espero do mundo precisa começar por mim. Foi com esse pensamento e foco que escalei o Monte Everest, entendendo que seria uma grande oportunidade para gerar conquistas coletivas e sustentáveis. Eu conto, no meu livro biográfico, como tudo isso se deu e, através da turnê literária, espero inspirar mais Arethinhas a ativarem seu Poder Interno Bruto e garantirem a realização dos seus sonhos,” afirma a escritora.
“É um enorme prazer para a Decathlon se aliar à 1ª mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest. Iniciamos nossa parceria com a Aretha primeiramente gerando impacto aos nossos colaboradores internamente, que ficaram inspirados com sua mensagem de superação no esporte. Ela tem uma história incrível e almeja mudanças importantes para a preservação da natureza. Isso reflete em nossa essência e compromisso ambiental, que inclui transformar 100% dos produtos de nosso catálogo em versões ecodesign até 2026. Por isso, temos certeza de que esse é o início de uma parceria de muito sucesso”, afirma Sarah Bouvil, Diretora de Marketing e Comunicação Decathlon Brasil.
Jornada transformadora
Com mais de dez anos de experiência em montanhismo, Aretha é nascida e criada na periferia de Campinas e formada em Educação Física. Ela percorreu oito países, escalando cumes como Aconcágua, na Argentina, o ponto mais alto fora do Himalaia, e o Monte Kilimanjaro, maior montanha da África, além de Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela), Pequeno Alpamayo (Bolívia), Vulcões (Equador e Bolívia) e, mais recentemente, liderou a Expedição Sajama, na qual guiou um grupo de brasileiros por quatro montanhas bolivianas.
Entretanto, foi seu maior desafio até o momento que a tornou uma das líderes socioambientais mais representativas do Brasil e inspirou o livro Da Sucata ao Everest. Ao coletar 500 kg de recicláveis por dia, treinar exaustivamente, desenvolver sua marca pessoal e se conectar com mais de sete patrocinadores, durante a pandemia, Aretha se tornou um símbolo de persistência e alcançou o topo do mundo, ao escalar o monte Everest, a montanha de maior altitude do planeta Terra. E é essa história que ela conta em seu livro.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.