O Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas do Hutchins Center, Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, divulga a oferta de 50 bolsas parciais ou 10 bolsas integrais para o Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos. Este financiamento de 50% ou 100% do custo da matrícula é parte de uma iniciativa para facilitar o acesso ao conhecimento sobre estudos afro-latino-americanos.
O Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos é uma série de cursos na modalidade virtual de desenvolvimento profissional dedicados ao estudo das experiências, histórias, contribuições e desafios da população afrodescendente na América Latina desde a época colonial.
O campo dos estudos afro-latino-americanos desenvolveu-se em conjunto com uma variedade de movimentos sociais, culturais e políticos racialmente definidos que, aproveitando processos de democratização desde os anos 80, transformaram o modo como os latino-americanos pensam sobre sua região, sua cultura e sua história. Esses movimentos têm desafiado os discursos tradicionais sobre raça e nação e exigido novas leis e políticas no combate à discriminação racial.
O Certificado visa a facilitar o acesso a esse rico conhecimento e a fornecer ferramentas valiosas para educadores, ativistas e funcionários públicos preocupados com questões de justiça racial.
Os cursos são oferecidos por uma equipe internacional de acadêmicos reconhecidos que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento do campo dos estudos afro-latino-americanos. Os cursos são destinados a estudantes, ativistas, funcionários públicos, acadêmicos e ao público em geral, especialmente na América Latina.
As aulas são em espanhol e português e os participantes que completarem o trabalho exigido receberão um certificado emitido pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas e endossado pelas instituições participantes. O certificado leva cerca de seis meses para ser expedido.
Dada a limitação de recursos, o comitê responsável pela convocação pede que somente aquelas(es) que realmente precisem de apoio financeiro se candidatem.
Resumo do Curso
Data do curso: 7 de setembro de 2020 a 8 de março de 2021.
Modalidade: Virtual.
Carga Horária: 6 horas por semana.
Idiomas: Espanhol, Português.
Custo do curso: 250 USD
Estrutura do curso:
- Curso Introdutório ou 2 (dois) seminários especializados
- Workshop para redação do artigo final
- Entrega do artigo final (máx. 15 páginas)
Certificação:
Os participantes que concluírem o trabalho exigido receberão um certificado emitido pelo Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americano e endossado pelas instituições participantes.
ATENÇÃO: O curso não concede créditos, não implica a obtenção de qualquer diploma acadêmico da Universidade de Harvard nem constitui a possibilidade de obter registros acadêmicos para o trabalho realizado pela Universidade de Harvard.
Resumo da Chamada
Prazo para envio da inscrição: 30 de junho de 2020.
Número de bolsas parciais disponíveis: 50 (cobrem 50%). Número de bolsas de estudo completas disponíveis: 10 (cobre 100%).
Como aplicar:
2. Anexe um ensaio máximo de 1 página sobre o seu interesse em estudos afro-latino-americanos.
3. Anexe uma carta de recomendação da sua instituição, organização ou comunidade à qual pertence.
Resultados: serão anunciados antes de 15 de julho por meio de e-mail enviado apenas aos selecionados.
Publicitária cearense. Canceriana. Doutora e mestre em Psicologia. Amante da docência. Integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (Paralaxe-UFC). Defendeu em sua tese de doutorado um estudo sobre mulheres em transição capilar. Atualmente, dedicada aos estudos de gênero, raça, feminismos negros e decolonialidade.
Louca por fotografia, design, viajar e colecionar carimbos no passaporte. Uma pessoa extremamente curiosa.