14 de Abril, 2021
afrontamento capa site

Abertas inscrições para residência artística entre criadores pretes cearenses

Estão abertas até o dia 18 de janeiro as inscrições para a residência artística “Qual é a sua arma?”, que será realizada em formato de Laboratório-Imersivo e Mostra-Disparo. O objetivo é construir um intercâmbio entre criadores pretes cearenses e promover o desenvolvimento artístico e interdisciplinar das artes cênicas/performáticas com as artes visuais e o audiovisual, em diálogo com outras linguagens.

Para se inscrever, clique aqui.

A residência tem produção e realização da Plataforma Afrontamento, em parceria internacional com a PLUSplattform, a Escola Porto Iracema das Artes, no âmbito do Laboratório de Dança, e o Porto Dragão. O projeto foi contemplado no VII Edital das Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

A residência acontecerá de forma presencial, em Fortaleza, de segunda a domingo, nos dias 25 a 31 de janeiro. Serão 20 vagas no total, 18 para criadores/as e duas para documentadores/as do processo artístico. Quatro vagas são destinadas a pessoas do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza, com direito a ajuda de custo e apoio durante a imersão.

As pessoas selecionadas serão divididas em dois grupos: um alocado no Porto Iracema e outro no Porto Dragão, observando todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura, distanciamento e higienização constante.

Os laboratórios imersivos com cada grupo serão mediados por Tieta Macau (MA), Gerson Moreno (CE) e Elton Panamby (SP). A ideia é pensar e propor espaços temporários de treinamento e experimentação sobre as seguintes questões: podem as artes cênicas e performáticas serem armas? Quem é o alvo? Qual é a hora do disparo? Qual é a munição?

Ao final da residência, a Mostra-Disparo fará um momento de troca dos processos desenvolvidos ao longo dos encontros. Na inscrição, cada participante deve apresentar um projeto de criação em processo.

Para obter mais informações e se inscrever, acesse https://afrontamento.wixsite.com/qualeasuarma ou o perfil do Instagram da Plataforma Afrontamento.

A Plataforma Afrontamento vem sendo considerada como espaço de elaboração de projetos, experimentação e intervenção em arte que pensa e propõe ações de cultura e arte como frente de cuidado e resistência. O espaço visa o fortalecimento artístico cultural pretes-favelades, sempre se alinhando com as finalidades políticas, éticas e expressivas do universo negro.

Já o Porto Iracema das Artes é uma escola de formação e criação que existe desde 2013 e desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *