Afro Presença, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) voltado a jovens universitários(as) negros(as), começa nesta quarta-feira (8/11). É a quarta edição do evento, que vai oferecer mais de 5 mil oportunidades de trabalho entre vagas efetivas, de estágio e de trainee, incluindo vagas afirmativas para negras e negros. Virtual e gratuita, a programação será transmitida nos dias 8, 9 e 10 de novembro no canal TVMPT do Youtube e vai contar com 21 mesas de debate, seis capacitações e um show.
No primeiro dia, serão promovidas oficinas e capacitações sobre temas como gestão de carreira, segurança psicológica e saúde mental, inteligência emocional e uso de tecnologias a favor da carreira. Para participar, é necessário se inscrever neste link.
As mesas de debate serão transmitidas nos dias 9 e 10 de novembro e vão discutir temas como igualdade racial e o parlamento brasileiro, a relação entre imigração, racismo, inclusão e trabalho, inclusão de povos originários e RH como promotor de inclusão racial e valorização profissional.
Entre os participantes, estão a deputada federal Dandara Tonantzin, o senador Paulo Paim, o representante da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no Brasil, Davide Torzilli, o coordenador do Programa Jovem Aprendiz Indígena, Jibran Paté, e o CEO da Empodera, Leizer Pereira Vaz. O encerramento do evento terá show da banda Pretas & Pretos, formado por professores e funcionários do Instituto Anelo, localizado em Campinas (SP).
O mural de vagas de emprego já está disponível no site do Afro Presença. O número de ofertas deve aumentar durante o evento e após o encerramento, uma vez que as empresas comprometidas com a oferta de vagas estendem essas oportunidades ao longo do ano. Ao todo, já foram divulgadas cerca de 15 mil vagas de trabalho nas três edições do evento.
Assim como nas edições anteriores, o Afro Presença vai trazer as maiores empresas de RH do Brasil como a 99Jobs, o CIEE, a Eureka, a Cia de Talentos, a Cia de Estágios, a EmpregueAfro e a Empodera.
Segundo a idealizadora do Afro Presença, Valdirene Assis, “é uma alegria para o Ministério Público do Trabalho entregar a quarta edição do evento, que tem o escopo de conscientizar a sociedade contra a discriminação racial no trabalho, promover capacitação de jovens e o encaminhamento ao mercado de trabalho. É uma ação realizada de forma democrática, plural, contando com a participação de inúmeros parceiros do MPT no enfrentamento ao racismo no mundo do trabalho.”
PARA MAIS SOBRE VAGAS, CLIQUE AQUI.
O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.