
Com o objetivo de ampliar o espaço ocupado pela iconografia das religiões de matriz africana no imaginário coletivo, afirmando a importância das raízes africanas na construção das identidades individuais e coletivas, o artista plástico Ayodê França lançou a série “Divindades Ancestrais”, com ilustrações de orixás e estampas.
Os orixás que fazem parte da série são Ogum, Oxum, Oxalá, Xangô, Exu, Iemanjá, Obaluaiê, Oxóssi, Iansã e Oxumaré. As ilustrações são lançadas diariamente através do Instagram: @ayode_franca e @divindidadesancestrais. Todas as imagens são disponibilizadas para download gratuitamente para diversos usos, em alta resolução, através do site .
As imagens podem compor peças de vestuário (impressão em camisas, batas, vestido); decoração (poster, capas para almofada, cortinas, jogos americanos); acessórios (bottons, bolsas, ecobags); divulgação (cartazes, panfletos, publicações); uso pessoal (proteção de tela e papel de parede para área de trabalho digital).
O projeto de artes visuais “Divindades Ancestrais” é realizado com o incentivo da Lei Aldir Blanc/Governo Federal, através do edital lançado pelo Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Fundarpe. Ayodê França é artista negro, ilustrador, designer, tatuador e realizador audiovisual, criado na periferia de Olinda, em Pernambuco.
“A temática da ancestralidade neste trabalho é uma forma de afirmar para mim e para quem eu puder alcançar, que nós negros não somos descendentes de escravos, somos filhos de povos escravizados. A história dos nossos ancestrais não começa no dia em que eles foram sequestrados de África para serem comercializados nas américas. Os ritos, costumes e mitologias, que sobreviveram ao esforço brutal de apagar nossa história e identidade, são a prova de que esse é apenas um recorte, um momento, dentro de uma trajetória muito maior, mais rica e bela, do que as que nos é apresentada”, explica Ayodê França
Para contribuir para a difusão das culturas de matriz africana, Ayodê França criou 20 ilustrações, duas para cada orixá. São criações autorais com representação de cada orixá, iconografia das divindades e estampas. Os desenhos foram feitos manualmente em papel couché 200g, utilizando técnica mista, e posteriormente foram digitalizados. As ilustrações são disponibilizadas em alta resolução para uso gratuito e irrestrito nas mais diversas aplicações.
SERVIÇO
Divindades Ancestrais por Ayodê França
Site:
Acompanhe Ayodê França pelas redes sociais
Instagram: https://www.instagram.com/ayode_franca/
https://www.instagram.com/divindadesancestrais/
Facebook: https://www.facebook.com/ayode.franca
Behance: https://www.behance.net/ayodefranca

O Ceará Criolo é um coletivo de comunicação de promoção da igualdade racial. Um espaço que garante à população negra afirmação positiva, visibilidade, debate inclusivo e identitário.

1 comentário
Tudo Lindo. Posso usar tuas pinturas, para bordar?