>
30 de Julho, 2021

Artista plástico pernambucano lança série de ilustrações gratuitas sobre orixás

image
Iemanjá é a rainha soberana dos mares e oceanos, a mãe de todos os orixás. É a protetora dos pescadores e todos aqueles que têm as vidas ligadas ao mar. Iemanjá também tem a sua figura ligada ao signo da maternidade (Divindades Ancestrais/Instagram)

Com o objetivo de ampliar o espaço ocupado pela iconografia das religiões de matriz africana no imaginário coletivo, afirmando a importância das raízes africanas na construção das identidades individuais e coletivas, o artista plástico Ayodê França lançou a série “Divindades Ancestrais”, com ilustrações de orixás e estampas.

Os orixás que fazem parte da série são Ogum, Oxum, Oxalá, Xangô, Exu, Iemanjá, Obaluaiê, Oxóssi, Iansã e Oxumaré. As ilustrações são lançadas diariamente através do Instagram: @ayode_franca e @divindidadesancestrais. Todas as imagens são disponibilizadas para download gratuitamente para diversos usos, em alta resolução, através do site http://bit.ly/DivindadesAncestrais.

As imagens podem compor peças de vestuário (impressão em camisas, batas, vestido); decoração (poster, capas para almofada, cortinas, jogos americanos); acessórios (bottons, bolsas, ecobags); divulgação (cartazes, panfletos, publicações); uso pessoal (proteção de tela e papel de parede para área de trabalho digital).

O projeto de artes visuais “Divindades Ancestrais” é realizado com o incentivo da Lei Aldir Blanc/Governo Federal, através do edital lançado pelo Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura, Fundarpe. Ayodê França é artista negro, ilustrador, designer, tatuador e realizador audiovisual, criado na periferia de Olinda, em Pernambuco.

“A temática da ancestralidade neste trabalho é uma forma de afirmar para mim e para quem eu puder alcançar, que nós negros não somos descendentes de escravos, somos filhos de povos escravizados. A história dos nossos ancestrais não começa no dia em que eles foram sequestrados de África para serem comercializados nas américas. Os ritos, costumes e mitologias, que sobreviveram ao esforço brutal de apagar nossa história e identidade, são a prova de que esse é apenas um recorte, um momento, dentro de uma trajetória muito maior, mais rica e bela, do que as que nos é apresentada”, explica Ayodê França

Para contribuir para a difusão das culturas de matriz africana, Ayodê França criou 20 ilustrações, duas para cada orixá. São criações autorais com representação de cada orixá, iconografia das divindades e estampas. Os desenhos foram feitos manualmente em papel couché 200g, utilizando técnica mista, e posteriormente foram digitalizados. As ilustrações são disponibilizadas em alta resolução para uso gratuito e irrestrito nas mais diversas aplicações.

SERVIÇO

Divindades Ancestrais por Ayodê França

Site: http://bit.ly/DivindadesAncestrais

Acompanhe Ayodê França pelas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/ayode_franca/
https://www.instagram.com/divindadesancestrais/
Facebook: https://www.facebook.com/ayode.franca
Behance: https://www.behance.net/ayodefranca

Deixe um comentário

1 thought on “Artista plástico pernambucano lança série de ilustrações gratuitas sobre orixás

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *