A história do maracatu cearense contada pelos brincantes. Essa é a proposta da websérie “Conta Comigo”. Lançada dia 12/1 no Youtube, a produção resgata uma das principais manifestações culturais do nordeste. Com raízes africanas, a dança conta a história de reis e rainhas de países do continente originário.
Personalidades que figuram como reis e rainhas são os que normalmente conhecemos e vemos em entrevistas. Contudo, os brincantes também fazem o maracatu acontecer. E para dar voz a esses membros a série registrou o relato de alguns dos mais antigos brincantes do maracatu local.
“Surgiu uma inquietude da gente ouvir essas pessoas [os brincantes] que estão no maracatu e não são ouvidas. As pessoas que vivem nas comunidades, que brincam o maracatu há 40, 50 anos não são ouvidas. Ninguém conta com eles. Por isso, o nome da série Conte Comigo”, explica Kadu Lopes, um dos roteiristas.
Jacaré, o primeiro entrevistado da websérie, brinca maracatu há 53 anos. Para ele, “o maracatu é uma fonte de energia, é um prazer, é uma alegria”. Ele conta que a paixão pela dança começou desde pequeno. Hoje, ele faz acrobacias e toca o instrumento característico do maracatu cearense: o ferro, um triângulo metálico.
A direção é de Débora Sá; o roteiro, de Kadu Lopes e Iara Fraga; o assistente de produção é Felipe Santos e a produção audiovisual é da Mattos Produções.
A websérie pode ser assistida no Youtube.

Jornalista formado pela Faculdade Cearense (FAC). Foi produtor na TV O POVO e na TV Jangadeiro (SBT), ambas emissoras em Fortaleza. Também já atuou em campanha política. É hoje estudante de Letras/Espanhol na Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem 30 anos e atua como assessor de imprensa.