>
26 de Julho, 2021
IMG 2196

Foto: Mateus Dantas.

Brincantes contam história do maracatu cearense em websérie

A história do maracatu cearense contada pelos brincantes. Essa é a proposta da websérie “Conta Comigo”. Lançada dia 12/1 no Youtube, a produção resgata uma das principais manifestações culturais do nordeste. Com raízes africanas, a dança conta a história de reis e rainhas de países do continente originário.

Personalidades que figuram como reis e rainhas são os que normalmente conhecemos e vemos em entrevistas. Contudo, os brincantes também fazem o maracatu acontecer. E para dar voz a esses membros a série registrou o relato de alguns dos mais antigos brincantes do maracatu local.

“Surgiu uma inquietude da gente ouvir essas pessoas [os brincantes] que estão no maracatu e não são ouvidas. As pessoas que vivem nas comunidades, que brincam o maracatu há 40, 50 anos não são ouvidas. Ninguém conta com eles. Por isso, o nome da série Conte Comigo”, explica Kadu Lopes, um dos roteiristas.

Jacaré, o primeiro entrevistado da websérie, brinca maracatu há 53 anos. Para ele, “o maracatu é uma fonte de energia, é um prazer, é uma alegria”. Ele conta que a paixão pela dança começou desde pequeno. Hoje, ele faz acrobacias e toca o instrumento característico do maracatu cearense: o ferro, um triângulo metálico.

A direção é de Débora Sá; o roteiro, de Kadu Lopes e Iara Fraga; o assistente de produção é Felipe Santos e a produção audiovisual é da Mattos Produções.

A websérie pode ser assistida no Youtube.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *